Política

Instalação de bicicletário em frente à Câmara volta a ser pauta em sessão ordinária

Na primeira sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul de 2025, nessa segunda-feira, 4, o vereador Alberto João Heck (PT) apresentou um requerimento à Mesa Diretora da Casa novamente solicitando que sejam tomadas as providências necessárias para a instalação de um bicicletário defronte ao prédio do Legislativo Municipal.

O vereador destacou que além do aspecto prático – viabilizar o uso da bicicleta tanto por visitantes quanto por funcionários da Câmara, oferecendo um local adequado para estacionamento, a iniciativa tem um caráter educativo e de incentivo ao transporte ecologicamente correto e saudável. “Ao adotar essa medida, nossa instituição reforça seu compromisso com a sustentabilidade e se posiciona como uma aliada dos ciclistas e do meio ambiente”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM: Edson Azeredo apresenta requerimento pedindo que sessões voltem a começar às 18 horas

Publicidade

A solução pode ser simples, acrescentou Heck, como a instalação de argolas ou estruturas metálicas adequadas, fixadas no passeio público em frente ao prédio, onde as bicicletas possam ser estacionadas e trancadas por seus usuários. Caberá à avaliação e ao projeto técnico definir a melhor alternativa, considerando a funcionalidade e a segurança.

Instalação de quebra-molas na Ruy A. Kaercher

Alberto Heck também fez uma indicação ao Poder Executivo para que seja providenciada a instalação de lombadas (“quebra-molas”) ao longo da Rua Ruy A. Kaercher, sinalizando aos condutores a necessidade de redução na velocidade dos veículos.

O vereador explicou que a via, no Bairro Independência, transformou-se em um “atalho” entre a Avenida Independência e a BR-471, atraindo um tráfego intenso de veículos, especialmente caminhões que circulam em alta velocidade e transportam cargas pesadas. “Além disso, os moradores da região continuam a relatar a presença constante de automóveis e motocicletas ao longo do dia, o que gera insegurança tanto para os residentes quanto para os transeuntes”, continuou.

Publicidade

Esses problemas podem ser significativamente reduzidos com a instalação de lombadas, popularmente conhecidas como “quebra-molas”, principalmente nas proximidades do entroncamento com a Rua Encantado e no trecho entre a loja da RGE e a Thomé Materiais de Construção, salientou. A adoção dessa medida traria mais segurança e tranquilidade para a comunidade local, além de contribuir para a organização do tráfego na área, completou Heck.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.