Regional

Instituto Dunga entrega 34 casas para vítimas da enchente em Candelária

Agora, Alcenira e Floriano iniciam uma nova fase. A família foi uma das 34 contempladas com um novo lar, localizado na Rua Reginaldo Hegele, Bairro Rincão Comprido. Acima da numeração, cada residência recebeu uma palavra de esperança. E a do casal foi justamente “Alegria”, representando o recomeço após a catástrofe. “Estou alegre por ter um novo lar”, disse Alcenira.

As casas fazem parte de uma iniciativa criada pelo ex-jogador de futebol e capitão do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira, Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga. Por meio do Instituto Dunga e do projeto Seleção do Bem, o ex-atleta ijuiense viabilizou a doação de 34 moradias. Destas, 21 foram em parceria com o Instituto Desenvolve Pecuária (Idepec).

LEIA TAMBÉM: Dunga receberá homenagem em Candelária

Publicidade

Na tarde dessa segunda-feira, 13, Dunga esteve em Candelária para entregar as chaves dos lares para as famílias. E juntamente com o prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, e a secretária de Assistência Social e Habitação, Alexandra Bini, conheceu a estrutura com os novos moradores. 

Alcenira Menezes e Floriano Lopes celebram com a filha Jandira a nova residência

Conforme o ex-jogador, é momento de a sociedade se unir para fazer o bem e transformar a vida das pessoas. “Hoje é dia de celebrar o recomeço e saber que tudo tem solução, mesmo nos momentos difíceis. É tudo uma etapa da nossa vida, depende de como vamos enfrentar e tentar resolvê-los.”

A palavra “Renovação” ganha outro significado

Quem também celebrou foi Alessandra de Lima dos Santos, de 26 anos, mãe de Aylla Emanuelle, 1 ano, e dos gêmeos Enzo e João Lucas, de 3. A família perdeu tudo nas enchentes do ano passado.

Publicidade

“Não deu tempo de salvar nada, apenas fugir”, disse Alessandra. Após passar um tempo com familiares, ela finalmente tem um novo lar. Em frente à casa, consta a palavra “Renovação”, que ganha um novo significado. “Estou realizando um sonho. Agora podemos seguir com as nossas vidas.”

LEIA TAMBÉM: Encontrando o passado: Dunga visita túmulo de trisavós em Santa Cruz do Sul

Cada unidade possui uma sala, dois quartos e um banheiro. Parte delas está na Vila Capitão Dunga e a outra na Vila do Agro, em referência ao Idepec. A diretora do instituto, Fernanda Brum, destacou que a entidade tem contribuído com as vítimas da enchente em diversas frentes. E com o apoio da Seleção do Bem, realizou a primeira entrega de casas no Estado. “Começamos uma campanha ainda em 2023, após as enchentes no Vale do Taquari. E em 2024 não tinha como ser diferente, todos ficaram chocados e decidiram ajudar”, contou.

Publicidade

Após o desastre climático, Alessandra de Lima dos Santos poderá recomeçar com Aylla e os gêmeos Enzo e João Lucas

Lidiane Oliveira, diretora de Cultura, Turismo e Cidadania de Candelária, explicou que, a pedido do Dunga, o Município deveria dar prioridade a idosos, mães atípicas e pessoas com deficiência. E deveriam constar no cadastro da Defesa Civil. Enquanto as moradias foram erguidas pelas entidades, a administração municipal assumiu a instalação das redes de saneamento e elétrica, além de outros detalhes. A escritura das residências também será paga pela Prefeitura. 

LEIA TAMBÉM: Casas doadas pelo Instituto Dunga começam a ser construídas em Candelária

Envolvida no projeto desde o início, Lidiane destacou os esforços e a mobilização para a iniciativa sair do papel e finalmente entregar as chaves aos residentes. “Temos muito o que celebrar”, afirmou.

Publicidade

Reconhecimento

Dunga, ex-jogador da Seleção Brasileira: “É uma alegria chegar aqui e ver a energia das pessoas, cada um contribuindo com a sua arte. O bem prevalece, isso é o que importa.”

Horas após a entrega das residências, Dunga esteve na Câmara de Vereadores de Candelária para receber o título de Cidadão Candelariense. A homenagem, realizada durante a sessão solene do Legislativo, deve-se ao vínculo que o ex-jogador desenvolveu após as enchentes e sua contribuição para a população.

Segundo o ex-atleta, trata-se de um reconhecimento não só para ele, mas a todos os amigos que integram a Seleção do Bem e contribuíram para a construção das residências. “O maior presente mesmo é a alegria das pessoas e o convívio com as pessoas daqui. Me sinto um integrante de Candelária”, afirmou. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.