Inter-Regional do Enart movimenta Venâncio Aires no fim de semana; confira os classificados
Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão foi o palco principal para entidades mostrarem tudo o que ensaiaram ao longo do ano
Venâncio Aires foi, além de Capital do Chimarrão, a Capital do Tradicionalismo no Rio Grande do Sul no fim de semana, dias 27 e 28 de setembro. O município sediou a segunda etapa Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que contou com a participação de competidores de nove regiões tradicionalistas (RTs). O Parque do Chimarrão teve seis palcos, com provas de oito modalidades individuais e coletivas disputadas no sábado e no domingo.
O Ginásio Poliesportivo recebeu as danças tradicionais Força A e Força B e foi a grande atração do fim de semana. Centenas de pessoas lotaram as arquibancadas para conferir as apresentações das instituições tradicionalistas de diversas regiões do Estado. Também foram usadas as dependências do CTG Erva Mate, DTG Piazito da Tradição, GF Estância da Tradição, auditório e Morada Velha.
A Inter-Regional voltou a Venâncio Aires depois de quase uma década. A última havia sido realizada no município em 2016. Para a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen Mayer, sediar o evento é de grande importância para a região. “Além de receber um espetáculo de arte, cultura e tradição, conseguimos fomentar o turismo e o comércio local. Com isso, a cultura e a tradição andam juntas com o desenvolvimento dos Vales do Taquari e Rio Pardo.”
Luce: importância do evento para a região
Luce agradeceu à Prefeitura, pela cedência dos espaços, e à comunidade, que prestigiou em grande número. “Agradecemos também a todas as regiões tradicionalistas que aceitaram que fosse realizado aqui e vieram com suas instituições e artistas.” A final do Enart está marcada para os dias 21, 22 e 23 de novembro de 2025 no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
Confira os classificados da 2ª Inter-Regional do Enart
Danças Tradicionais
Publicidade
Força A
1° lugar – CTG Sentinelas do Pago, de Marau
2° – CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado
3° – CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo
4° – CTG Sentinela da Querência, de Erechim
5° – CTG Felipe Portinho, de Marau
6° – CTG Pousada do Imigrante, de Nova Bassano
7° – CTG Heróis Farroupilhas, de Caxias do Sul
8° – CTG Galpão Mineiro, de Erechim
9° – CTG Campo dos Bugres, de Caxias do Sul
10° – GAN Anita Garibaldi, de Encantado
11° – DT Clube Recreativo Juvenil, de Passo Fundo
Força B
1° lugar – CTG Aldeia Farroupilha, de Farroupilha
2° – CTG Laço da Amizade, de Casca
3° – CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado
4° – CTG Estirpe Gaúcha, de Guaporé
5° – CTG Dom Luiz Felipe de Nadal, de Passo Fundo
6° – CTG Unidos pela Tradição Rio-Grandense, de Carazinho
7° – CTG Última Tropeada, de Guaporé
Declamação Masculina
1° lugar – João Batista de Oliveira, do CTG Última Tropeada, de Guaporé
2° – Ramiro Grethe Bregles, do CTG Galpão da Boa Vontade, de Palmeira das Missões
3° – Victor Renato Von Dentz, do CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo
4° – Gabriel Ferreira, do CTG Chaleira Preta, de Venâncio Aires
5° – Jaime Evaldo Schu, do CTG Felipe Portinho, de Marau
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPPCLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA?CLIQUE AQUIE FAÇA AGORA!
Iuri Fardin
Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.