Atual campeã mundial, a Alemanha virou uma verdadeira máquina de revelar bons jogadores nos últimos anos. Não por acaso, conquistou o título da Copa no Brasil com autoridade. É de lá um jovem atleta que decidiu participar de um intercâmbio e acabou parando em Santa Cruz do Sul. Aos 15 anos, David Müller alia a paixão pelo futebol com a cultura, os costumes e hábitos do Rio Grande do Sul. Há quatro meses e meio, quando chegou ao município, ele passou a treinar no Centro Esportivo, Educacional e Social Santa Cruz. E se transformou também em uma atração para a garotada.
Morador de Wilhelmshaven, cidade com 70 mil habitantes próxima a Hannover, no norte da Alemanha, David desembarcou no dia 8 de agosto. O jovem está hospedado na residência do casal de aposentados Vânia e Jacó Dummer, na zona norte da cidade. “Minha filha (Beatrice) viu na internet que ele tinha interesse em fazer intercâmbio no Brasil. Ela também queria falar alemão. Por isso, resolvemos acolhê-lo. É um rapaz tranquilo, educado e respeitoso”, elogia Jacó. O jovem estudou no primeiro ano do ensino médio do Colégio Mauá, onde também aprendeu um pouco da língua portuguesa, mas fala fluentemente inglês, espanhol e latim. “A gurizada é gente boa”, resume David, com a pronúncia carregada, naturalmente. Ele destacou a estrutura do educandário e a receptividade da direção.
Na Escolinha do Galo, David atua na meia esquerda. Segundo ele, no Brasil, além de um maior contato físico, a maioria dos atletas quer jogar sozinha, no estilo Neymar. “Lá (na Europa), é mais toque de bola”, compara o torcedor do Bayern e fã do atacante Mario Götze, da equipe de Munique, apesar do nome de seu pai ser Thomas Müller, igual ao do colega do ídolo no setor, clube e seleção.
No massacre dos alemães sobre a seleção brasileira por 7 a 1, nas semifinais da Copa, David lembra que, antes do jogo, acreditava que o time de Luiz Felipe Scolari sairia vitorioso. “Quando estava 4 a 0, achei que não era verdade, que era fake (falso, em inglês).” Mas a alegria foi maior com o título sobre a Argentina, com direito ao gol de seu ídolo Götze na prorrogação.
Publicidade
Com relação aos costumes e tradições gaúchas, David já experimentou o chimarrão, porém não hesita e revela preferência pela típica culinária dos pampas: o churrasco. Sobre as mulheres brasileiras, garante serem as mais bonitas do mundo. O intercambista viajará na próxima segunda-feira com os atletas das categorias sub-15 e sub-17 da Escolinha do Galo para disputar a 1ª Imbituba Cup de Futebol, em Santa Catarina, entre os dias 16 e 22 deste mês.
Torneio vai reunir grandes times do Brasil este mês
A 1ª Imbituba Cup de Futebol contará com a participação de equipes de base de alguns dos principais clubes do País, como Internacional, Grêmio, Palmeiras, Corinthians, Atlético-PR, Avaí e Figueirense. Segundo o coordenador do Centro Esportivo, Educacional e Social Santa Cruz, Olávio Konzen, dois times das categorias sub-15 e sub-17 vão representar o município. A delegação viaja junto com os professores Rangel Jacobs e Yuri Helfer. Os treinos foram intensificados durante a semana no Estádio dos Plátanos, visando à competição.
Publicidade
Publicidade
This website uses cookies.