“Melhorar o aprendizado acadêmico e conhecer outras culturas”. Essas constatações são praticamente unânimes entre os diversos intercambistas que passam pela Unisc. Neste segundo semestre, a Universidade está recebendo estudantes da Colômbia, da Espanha e da Alemanha, por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (Promai).
Após deixar a aula de Português no Centro de Línguas e Culturas (Celinc), que frequenta às sextas-feiras pela manhã, a estudante de Nutrição da Universidad del Quindío, da Colômbia, Ana Maria Cortes Osorio, disse que vai permanecer no Brasil durante todo este semestre de 2015. “Estou aqui em busca de novas culturas e com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar o meu aprendizado acadêmico. Já percebi aqui na Unisc muita diferença em relação às disciplinas, algo que é bastante interessante para enriquecer o nosso conhecimento”, salientou. “Quero levar daqui o conhecimento de uma nova língua, entendendo as diferenças relacionadas ao meu curso, o de Psicologia, existentes entres os dois países e as instituições”, destacou Daniela Parra Quintero, da Corporación Universitaria Empresarial Alexander von Humboldt, da Colômbia.
Já o estudante da Ostfalia University of Applied Sciences, da Alemanha, Björn Dirk Lipok, aproveita o intercâmbio para realizar o seu trabalho de conclusão junto ao curso de Engenharia de Computação. No seu país de origem cursa Engenharia Elétrica, mas aqui faz uma interface com a área da Computação, onde estuda a instrumentação para o carro elétrico que existe no curso da Unisc, utilizando a tecnologia de computação embarcada para integrar sensores dos mais diversos tipos (temperatura, nível de bateria, corrente, entre outros), apresentando estes dados através de uma interface (no caso, web). “O estudo está sendo bastante proveitoso, pois estou aprendendo coisas diferentes que irão aprimorar ainda mais os meus conhecimentos”, salientou.
Publicidade
Björn Dirk Lipok está sendo orientado na Unisc pelo professor Leonel Tedesco, que vê no intercâmbio uma possibilidade de troca de experiências entre os envolvidos. “Em engenharia, a experiência pode ainda ser mais interessante, uma vez que países como a Alemanha têm um setor de tecnologia bastante avançado. Ele tem executado as tarefas de forma bastante satisfatória e tem tido uma ótima aproximação com seus colegas de laboratório”, sublinhou.
Também participam desse intercâmbio as estudantes do curso de Farmácia da Universidad de Sevilla, na Espanha, Maria Luisa Lopez Acedo e Maria Luisa Godoy Diaz. “Acolher um intercambista é como abrir as portas para as descobertas do conhecimento e é com grande satisfação e felicidade que o curso de Farmácia vivencia essa oportunidade de troca de informações, proporcionando o crescimento institucional e pessoal como um todo dos atores envolvidos”, revelou o coordenador do curso de Farmácia da Unisc, professor Ediberto de Oliveira Machado.
Promai
Publicidade
Neste Programa, estudantes de Graduação da Unisc têm a possibilidade de realizar estudos no exterior por um período de um a dois semestres, assim como alunos de universidades estrangeiras conveniadas podem vir para a Unisc. Durante o período de intercâmbio, o aluno fica isento de qualquer pagamento de mensalidade. Os pré-requisitos para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica são: ter idade mínima de 18 anos; estar matriculado em um curso de graduação no momento da candidatura; ter concluído três semestres do curso; apresentar excelente média acadêmica sem qualquer reprovação; ter conhecimento do idioma do país de destino.
As inscrições para estudantes da Unisc estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.unisc.br/internacional, pelo telefone pelo (51) 37177314 ou diretamente na Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII), sala 206-A, bloco 2.
Publicidade
This website uses cookies.