Ramón Díaz terá a missão de afastar o Internacional da zona de rebaixamento
O Internacional anunciou a contratação do técnico argentino Ramón Díaz, de 66 anos, nesta quarta-feira, 24. No mercado desde agosto, quando deixou o Olimpia, do Paraguai, o treinador foi o escolhido da direção para substituir Roger Machado. Ele terá a incumbência de afastar a equipe da zona de rebaixamento no Brasileirão e fazer o elenco render mais, para uma retomada que possa colocar o clube ao menos em condições de lutar por vaga na Libertadores.
LEIA MAIS: Luis Zubeldía é o favorito no Internacional para substituir Roger Machado
Díaz vai conduzir o primeiro treinamento nesta quinta-feira, 25, e iniciará o planejamento para o duelo contra o Juventude no sábado, 27, às 18 horas, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 25ª rodada. Aguirre e Bernabei serão desfalques por suspensão, enquanto Thiago Maia e Alan Rodríguez serão reavaliados e podem ser baixas por questões físicas.
Publicidade
O contrato vai até dezembro de 2026. Ramón Díaz terá três auxiliares: Emiliano (filho do técnico), Bruno Urribarri e Oscar Ferreyra. Os três são os responsáveis pelos trabalhos táticos junto com o treinador. O analista de desempenho será Juan Romanazzi, que já acompanhou o técnico no Corinthians. Um brasileiro completa a lista de trabalho: o preparador físico Diego Pereira. Mesmo que haja um número maior de profissionais do que na equipe de trabalho de Roger Machado, o Inter afirma que o valor será o mesmo pago à comissão anterior, com um custo bruto mensal de cerca de R$ 1,3 milhão.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
O trabalho mais recente de Díaz foi curto. Anunciado em 17 de julho no Olimpia, gigante do Paraguai, pediu demissão em 24 de agosto. No clube foram sete partidas: duas vitórias, dois empate e três derrotas. Na Argentina, ele pelo título da Libertadores de 1996 com o River Plate, clube pelo qual também ganhou seis vezes o Campeonato Argentino. A lista de conquistas de Ramón Díaz é tão longa que lhe cabe um lugar na história: é o treinador argentino com mais títulos conquistados. São 17 taças erguidas.
Publicidade
No seu país, também foi campeão nacional com o San Lorenzo em 2007, um ano antes de chegada de D’Alessandro ao clube. Foi Díaz quem apresentou o ídolo colorado quando da sua chegada ao Nuevo Gasómetro. A ligação entre o atual diretor esportivo do Inter e o treinador se iniciou anos antes no River Plate. Inclusive, a relação entre os dois teria influenciado na escolha colorada.
LEIA MAIS: Descida de Sandro Dias de skate em megarrampa no Caff terá transmissão nesta quinta
No Vasco, em 2023, assumiu o clube em julho com apenas nove pontos no Campeonato Brasileiro. Ao fim do campeonato somou 45, terminando em 15ª lugar e escapando do rebaixamento. Na temporada seguinte, no entanto, oscilou e foi demitido. Logo depois, foi anunciado pelo Corinthians, clube que assumiu em julho de 2024. Então, comanda uma arrancada do rebaixamento à zona de pré-Libertadores. Neste ano, conquistou o Paulistão. Porém, o treinador não resistiu à arrancada ruim no Brasileirão e foi demitido em 17 de abril.
Publicidade
Além de Vasco e Corinthians, Ramón Diáz também foi contratado pelo Botafogo, ainda em 2020. No entanto, foi demitido sem sequer comandar a equipe. Na ocasião, o treinador viajou para o Paraguai para fazer uma cirurgia um dia após ser anunciado pelo clube carioca. Como a alta demorou a ocorrer, a direção do clube carioca optou por encerrar o contrato antes mesmo da estreia do técnico.
LEIA MAIS: Internacional sofre concorrência antes de fechar com Luis Zubeldía
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.