Categories: Esportes

Investidores só podem participar de contrato de atletas até maio de 2015

A Fifa decidiu que investidores só podem ter participação nos direitos econômicos de jogadores até maio de 2015. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira, 19, após reunião do Comitê Executivo da entidade, no Marrocos. O prazo é uma vitória de cartolas europeus sobre sul-americanos, que queriam um prazo maior para adaptação, de até quatro anos.

Contratos em que clubes fazem parceria com empresas para contratar atletas é comum principalmente no futebol sul-americano, em Portugal e na Espanha. Os principais clubes brasileiros têm atletas contratados dessa forma, como Paulo Henrique Ganso, no São Paulo, Malcom, no Corinthians, e Valdivia, no Palmeiras.

Contratos já firmados serão cumpridos até o final. Até abril de 2015, novos acordos poderão ser feitos, mas com validade de no máximo um ano. A partir de maio passa a ser proibido jogador ser fatiado entre clube e empresários. A maior pressão para a proibição partiu da Inglaterra, que viu, a partir de 2006, com a contração de Carlos Tevez pelo West Ham, com ajuda de empresários, os investidores tentarem entrar no mercado mais rico do futebol mundial.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.