No cerco ao tráfico, Brigada Militar apreendeu mais de 30 quilos de maconha
As operações realizadas nos últimos dias em Venâncio Aires levaram Polícia Civil e Brigada Militar a identificarem que ordens para crimes estavam partindo de uma das celas da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Os delitos incluem furtos e arrombamentos, inclusive praticados com violência contra pessoas.
Para desviar a atenção das forças de segurança, um detento vem orientando os crimes, a maioria deles praticados na área urbana. A intenção seria manter os policiais ocupados nessas ocorrências, deixando o caminho livre para o tráfico de drogas.
LEIA TAMBÉM: Dupla é presa por tráfico de drogas no Bairro Santa Tecla em Venâncio Aires
Publicidade
A informação foi confirmada na sexta-feira, 7, pelo comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), Cristiano Marconatto. Segundo ele, os crimes patrimoniais e com violência à pessoa cometidos em setembro e outubro têm vinculação com o tráfico e ordens dadas de dentro da Peva.
“A partir do momento que identificamos essa liderança, adotamos a ofensiva contra o tráfico”, disse. Confirmou que as operações estão ocorrendo em todos os municípios na área do 23º BPM. Mas o foco é na Capital do Chimarrão. “Em Venâncio Aires, estamos trabalhando com inteligência policial e reforço no efetivo para identificar e reprimir esses crimes.”
Marconatto salienta que a ação deixa um recado aos líderes do tráfico que estão no sistema prisional dando ordens para crimes. “Não vamos admitir isso. Brigada Militar e Polícia Civil estão atuando em conjunto, e vamos fazer frente. Nossas instituições são fortes.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Brigada Militar apreende arma de fogo e prende proprietária de bar em Venâncio Aires
No âmbito da atuação da Brigada contra o tráfico em Venâncio Aires, em 2024 foram 95 prisões por esse crime, e neste ano – até a última quinta-feira, 6 – mais 125. “Tivemos um aumento de 30% – e o ano ainda não terminou”, frisou Marconatto.
Nesta semana, a BM também localizou e apreendeu 31 quilos de maconha, em duas ações. Na primeira, realizada na última quarta-feira, 5, os policiais encontraram 28 quilos da droga em um imóvel no Bairro Brands e prenderam um suspeito.
Publicidade
No mesmo dia, foram mais três quilos na localidade de Olavo Bilac, no interior, após descoberta de uma entrega de entorpecentes. Um suspeito foi visto e fugiu do local, mas a droga foi encontrada e apreendida.
LEIA TAMBÉM: Brigada Militar apreende três quilos de maconha no interior de Venâncio Aires
O suspeito de ordenar os crimes do interior da prisão já foi identificado e está sendo investigado. Segundo Marconatto, a partir dos indivíduos que estão na rua e têm vínculo com a liderança na Peva, os agentes trabalham para coibir os crimes diretamente vinculados a essa pessoa.
Publicidade
As forças de segurança descobriram que o detento vem dando ordens para crimes desde setembro. Já a Operação Supremacia, para investigar os crimes de associação ao tráfico de drogas e responder aos ataques contra o comércio local, foi deflagrada em 8 de outubro.
LEIA TAMBÉM: Jovem é preso com mais de 28 quilos de maconha em Venâncio Aires
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, incluindo um no interior da Peva. A investigação apontou que o líder do tráfico, preso na unidade, havia ordenado que integrantes da organização criminosa quebrassem vidraças de lojas no Centro da cidade como represália às ações policiais.
Publicidade
Foram apreendidas drogas com dois menores de idade. Em outros endereços, os agentes encontraram R$ 5,8 mil, valor suspeito de ser proveniente da venda de entorpecentes. Uma mulher foi detida.
O delegado Guilherme Dill, titular da Delegacia de Polícia de Venâncio Aires, destaca que os orgãos de segurança seguem atuando firmes no combate à criminalidade. “Não aceitaremos nenhum tipo de intimidação por parte de criminosos. A resposta será sempre rápida, firme e coordenada.”
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.