ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Irga alerta para a previsão climática deste segundo trimestre

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) alerta para a previsão do clima deste segundo trimestre – abril, maio e junho, no estado. As previsões do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) indicam chuvas acima da média histórica em parte da Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul do Rio Grande do Sul, para os próximos três meses.

Analisando as previsões de outros institutos, observa-se algumas diferenças, pois alguns indicam chuvas acima do normal para o próximo trimestre no Rio Grande do Sul, enquanto outros indicam chuvas dentro do normal.

ads6 Advertising

Publicidade

Uma área do Oceano Atlântico Sul está com as águas mais aquecidas desde o final do ano, mas o aquecimento vem diminuindo de intensidade. Esse aquecimento anormal acaba trazendo mais umidade ao Rio Grande do Sul, principalmente no Centro-Leste do estado, muitas vezes ocasionando mais chuvas nessa região.

O International Research Institute for Climate and Society (IRI), da Universidade de Columbia-EUA, indica neutralidade até a metade deste ano. Para o segundo semestre, há 60% de probabilidade para que ocorra o El Niño.

ads7 Advertising

Publicidade

Ao término da colheita, é importante que os orizicultores façam a limpeza e manutenção dos drenos, antecipem as reformas de bueiros e pontilhões, assim como os reparos nas barragens e vertedouros. Também é fundamental, fazer o preparo antecipado do solo, uma vez que sempre há riscos de chuvas volumosas na primavera e isto poderá definir o plantio da próxima safra na época recomendada.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta