Política

Jair Eich quer viabilizar projetos para o interior, produtores rurais e famílias de baixa renda

Em seu segundo mandato como vereador em Santa Cruz do Sul, Jair Eich (PP) esteve na Rádio Gazeta 107,9 FM na manhã desta terça-feira, 9, e deu sequência à série de entrevistas com os parlamentares do município que realizam uma avaliação de 2025 e projetam ações para o próximo ano. Durante a conversa, conduzida pelos jornalistas Carina Weber e Marcio Souza, o parlamentar destacou alguns de seus projetos, como o de apoio às sociedades, que, segundo ele, foi o primeiro do ano.

Conhecido por propor iniciativas voltadas ao interior, Eich ressaltou a importância do convívio entre os moradores nas sociedades, devido aos eventos culturais e comunitários. Embora o projeto tenha sido vetado, o vereador afirmou que está trabalhando para que ele seja viabilizado. Ele lembrou que, em outro momento, eram destinados cerca de R$ 3 mil para as associações, enfatizando o baixo investimento. “Esperamos que possamos ter êxito e que o governo tenha esse olhar para esse setor, porque isso já é uma tradição”, enfatizou.

LEIA MAIS: Ilário Keller destaca atuação pelo interior e reforça que não tem “apenas uma causa”

Publicidade

O parlamentar mencionou, ainda, seu projeto aprovado na sessão dessa segunda-feira, 8, que regulamenta estacionamentos em frente a clínicas veterinárias que possuem farmácias, buscando facilitar o acesso de pessoas que procuram medicações para seus animais de estimação. Segundo ele, a proposta surgiu de um pedido que chegou ao gabinete. “Esperamos que logo seja sancionado e possamos fazer essas demarcações defronte a esses estabelecimentos.”

Com o objetivo de impulsionar o trabalho dos produtores rurais, Eich apresentou um programa municipal de incentivo ao setor. Ele afirmou que a iniciativa também pretende manter os jovens no interior, por meio de melhorias na infraestrutura. O apoio, segundo o vereador, viria da própria produção sendo que, a partir do lucro, seria calculada uma porcentagem de recurso disponível para investimentos, como aquisição de equipamentos ou insumos. “Para que esse jovem acredite que é valorizado, para que ele possa construir sua vida e empreender”, destacou.

LEIA MAIS: Gerson Vargas pretende seguir em projetos de pavimentação de ruas e explorar outras áreas em 2026

Publicidade

Também foi pauta da entrevista a proposta do Programa Caixa D’Água Social, que busca atender famílias de baixa renda que não possuem reservatórios em suas residências. Ele defendeu a constitucionalidade do texto e ressaltou que o programa não gera despesas ao município, em razão das parcerias público-privadas. O parlamentar afirmou que empresas locais apoiariam a iniciativa e garantiu que continuará trabalhando para viabilizar o projeto no próximo ano.

Bebidas nos estádios

O vereador também mencionou o projeto que visa liberar bebidas alcoólicas nos estádios de futebol, argumentando que a legislação proíbe recipientes de vidro ou lata, mas não o consumo. “Acredito muito na tradição e na cultura. O cachorro-quente e a cerveja fazem parte desse contexto, da magia do futebol”, acrescentou.

Ouça a entrevista na íntegra:

*Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.