ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Jane Berwanger: a demora do processo

Quando um cliente contrata um advogado, está contratando um trabalho que deverá ser feito, cabendo ao advogado fazer o melhor para chegar ao resultado. É o que se chama de “contrato de meio”. É como a obrigação de fazer o melhor para a saúde do seu paciente, mas não é função do médico garantir que vai dar tudo certo, que o paciente vai sobreviver, que não terá sequelas e assim por diante.

Muitas vezes o cliente é um inimigo de si mesmo, quando ele coloca a pressa na frente da solução mais adequada. E isso prejudica um bom trabalho e, por consequência, um bom resultado.

ads6 Advertising

Publicidade

O cliente pressiona o advoga por uma solução, mas não há nada que ele possa fazer para acelerar o processo. O cliente por vezes compara o seu caso com o de um vizinho, um amigo… que teve uma solução rápida. Nem sempre o caso é igual. Nem sempre o procedimento foi o mesmo, o juiz pode ser outro, há muitas possíveis diferenças que podem fazer com que um processo seja julgado logo e outro demore. Se foram localidades diferentes, um juiz pode ter muito mais processos para julgar que outro. Outra situação que pode levar a uma solução diferente é que em alguns processos a outra parte recorre, em outros processos não recorre.

Parece que a fila ao lado anda sempre mais rápido. Mas como se pode ver, por inúmeros motivos, os processos podem ter caminhos diferentes. E em 99% dos casos não vai fazer a menor diferença trocar de advogado. Ele não vai fazer milagre. Infelizmente, há profissionais antiéticos que prometem uma solução para “roubar” o cliente do outro advogado e depois terão de dizer que não conseguiram resolver logo.

ads7 Advertising

Publicidade

Por fim, sugiro que a tentação do mais fácil, daquela promessa vazia e a ilusão de uma resposta mais rápida (por que um novo advogado faria o processo andar mais rápido?), não deixe que o resultado final prejudique o mais importante: o próprio direito.

LEIA MAIS: Jane Berwanger: tem certeza?

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta