Categories: GeralPolítica

Janela para troca de partido sem perda de mandato começa nesta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, dia 3 de março, será aberta a janela de migração partidária, com duração de 30 dias, até 1º de abril. Neste período, deputados federais ou estaduais poderão trocar de partido sem perder o mandato por infidelidade partidária e, assim, se candidatar por outras legendas nas eleições de 2022.

A troca de partido promoverá uma reconfiguração das forças políticas nas próximas eleições, sem que as siglas sejam prejudicadas. A janela partidária acontece seis meses antes do primeiro turno e foi regulamentada pela reforma eleitoral de 2015. Houve o entendimento firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o mandato obtido nas eleições proporcionais pertence ao partido, e não aos candidatos eleitos.

Em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. O parlamentar que migra de legenda fora deste período sem apresentar justa causa pode perder o mandato. As situações em que se enquadra a justa causa são: criação de uma nova sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

Publicidade

LEIA TAMBÉM:

Quem podem ser os candidatos da região na eleição de outubro

Família Moraes pode deixar o PTB em breve, afirma Sérgio

Publicidade

Confira as principais datas do calendário eleitoral de 2022

TSE apresenta novo modelo de urna eletrônica para eleições de 2022

Publicidade

daniela_neu

Share
Published by
daniela_neu

This website uses cookies.