Esportes

Jogadora brasileira de handebol recebe diploma por fair play nos Jogos Olímpicos

Tamires Araújo, atleta da seleção brasileira de handebol, foi premiada por gesto de fair play nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A homenagem aconteceu nesta última segunda-feira, 19, em evento organizado pelo Comitê Internacional de Fair Play (CIFP), em Budapeste, na Hungria. Na época, o ato protagonizado por Tamires durante a partida entre Brasil e Angola gerou comoção no mundo inteiro.

LEIA MAIS: Rebeca Andrade vence na categoria “Retorno do Ano” no Laureus

O confronto aconteceu durante a fase de grupos da última edição dos Jogos Olímpicos, e a vitória era decisiva para as duas seleções se classificarem para as quartas de final. O Brasil conseguiu dominar o jogo do início ao fim, mas não foi a atuação dentro de quadra que chamou a atenção.

No início do segundo tempo, Albertina Kassoma, camisa 10 da Angola, sentiu uma lesão que a impossibilitou de deixar a quadra andando. Uma integrante da comissão técnica da seleção africana tentou servir de apoio para ajudar a jogadora, mas não teve muito sucesso. Tamires, entretanto, não pensou duas vezes e carregou a adversária no colo, enquanto todos presentes no estádio aplaudiam a cena. O vídeo do ato de fair play comoveu o mundo inteiro e rapidamente circulou pelas redes sociais.

LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul contabiliza cinco atletas em Jogos Olímpicos

Publicidade

A goleira Gabriela Moreschi, paredão brasileiro nas Olimpíadas, também se preocupou com o estado de Kassoma. Inclusive, foi a primeira a se aproximar da angolana, em postura que chamou a atenção da arbitragem e fez com que o jogo fosse parado. O fim da trajetória da seleção brasileira de handebol feminino pode ter terminado na derrota contra a Noruega, nas quartas de final. Mas as atletas conseguiram protagonizar uma cena de espírito olímpico, que vale mais do que medalhas, vitórias e prêmios.

Segundo o presidente do CIFP, Dr. Jenő Kamuti, a escolha pelo nome de Tamires representa “um reconhecimento por sua conquista exemplar no mundo do esporte e na promoção do fair play”. Fundado pela Unesco e por órgãos internacionais esportivos em 1963, o Comitê Internacional de Fair Play tem como objetivo a defesa e a promoção mundial de gestos como o de Tamires. Os prêmios são conferidos pelo conselho da organização, que compõe o júri e realiza uma reunião anual na primavera, onde são tomadas as decisões sobre os vencedores.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez