

Tamires Araújo Frossard foi agraciada com o Diploma Mundial de Fair Play na categoria “Pierre de Coubertin – Ato de Fair Play”
Tamires Araújo, atleta da seleção brasileira de handebol, foi premiada por gesto de fair play nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A homenagem aconteceu nesta última segunda-feira, 19, em evento organizado pelo Comitê Internacional de Fair Play (CIFP), em Budapeste, na Hungria. Na época, o ato protagonizado por Tamires durante a partida entre Brasil e Angola gerou comoção no mundo inteiro.
LEIA MAIS: Rebeca Andrade vence na categoria “Retorno do Ano” no Laureus
O confronto aconteceu durante a fase de grupos da última edição dos Jogos Olímpicos, e a vitória era decisiva para as duas seleções se classificarem para as quartas de final. O Brasil conseguiu dominar o jogo do início ao fim, mas não foi a atuação dentro de quadra que chamou a atenção.
No início do segundo tempo, Albertina Kassoma, camisa 10 da Angola, sentiu uma lesão que a impossibilitou de deixar a quadra andando. Uma integrante da comissão técnica da seleção africana tentou servir de apoio para ajudar a jogadora, mas não teve muito sucesso. Tamires, entretanto, não pensou duas vezes e carregou a adversária no colo, enquanto todos presentes no estádio aplaudiam a cena. O vídeo do ato de fair play comoveu o mundo inteiro e rapidamente circulou pelas redes sociais.
LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul contabiliza cinco atletas em Jogos Olímpicos
Publicidade
A goleira Gabriela Moreschi, paredão brasileiro nas Olimpíadas, também se preocupou com o estado de Kassoma. Inclusive, foi a primeira a se aproximar da angolana, em postura que chamou a atenção da arbitragem e fez com que o jogo fosse parado. O fim da trajetória da seleção brasileira de handebol feminino pode ter terminado na derrota contra a Noruega, nas quartas de final. Mas as atletas conseguiram protagonizar uma cena de espírito olímpico, que vale mais do que medalhas, vitórias e prêmios.
Segundo o presidente do CIFP, Dr. Jenő Kamuti, a escolha pelo nome de Tamires representa “um reconhecimento por sua conquista exemplar no mundo do esporte e na promoção do fair play”. Fundado pela Unesco e por órgãos internacionais esportivos em 1963, o Comitê Internacional de Fair Play tem como objetivo a defesa e a promoção mundial de gestos como o de Tamires. Os prêmios são conferidos pelo conselho da organização, que compõe o júri e realiza uma reunião anual na primavera, onde são tomadas as decisões sobre os vencedores.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
This website uses cookies.