Esportes

Jogo rápido: Ingo Fischborn (SCE Ferraz)

Conte sua trajetória no esporte, como atleta e dirigente. Fale sobre conquistas com o Ferraz, cite jogadores que estão marcados na história do clube.

Como atleta, joguei sempre nos titulares dos 15 aos 33 anos no Ferraz. Naquela época raras vezes tinha competições oficiais, eram amistosos quase todos os fins de semana. A partir desse momento, fui indicado para ser presidente do clube e/ou dirigente. As equipes basicamente eram formadas por atletas da casa. Destaco Gerson (Patrola), Jarbas Carlos, Jarbas Radtke, entre outros.

Com a era dos campeonatos municipais, as equipes começaram a trazer atletas de fora. Cito Peixe, Edinho e Cláudio Henrique, todos de Teutônia. Destaco ainda ex-atletas do Grêmio, Dinho e Carlos Miguel, que trouxemos para jogar na Vila Ferraz contra o Clube Vera Cruz, com mais de 1,5 mil torcedores.

Publicidade

Como você vê o futebol amador da região? A participação da comunidade, o que falta para melhorar o público e atrair investidores?

Na minha opinião, hoje não se formam mais jogadores de casa. O jovem, normalmente, migra para outras atividades nos finais de semana. Precisamos ativar as escolinhas novamente. As comunidades participam de seu time quando se forma um plantel bom e competitivo.

Pela sua experiência como dirigente, por que os campeonatos municipais (amador) estão terminando? Faltam apoio do poder público e novas parcerias? E as categorias de base, podem ajudar?

Publicidade

Acredito que o custo dessas competições está muito alto. Os jogadores foram valorizados acima das possibilidades dos clubes e contar com investidores está cada vez mais difícil. O poder público auxilia com arbitragem e isso minimiza a situação. Devemos achar fórmulas que evitem que os clubes com maior poder econômico formem equipes supervalorizadas. Criando as escolinhas, vamos conseguir equilibrar novamente nossos clubes.

LEIA MAIS DA COLUNA DE MARCOS RIVELINO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.