Brasileira Rebeca Andrade (segunda no alto) ajudou a levar a bandeira olímpica. Foto: Gabriel Heusi/COB/Divulgação
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina começaram oficialmente nessa sexta-feira, 6, com uma cerimônia de abertura que ocorreu simultaneamente em todas as cidades que serão palco de alguma modalidade. Além das sedes, Livigno e Predazzo fizeram parte do evento. A solenidade ficou marcada por atrações musicais como Mariah Carey e Andrea Bocelli, além da entrada marcante da delegação brasileira, com direito a mortal e dança.
O tema central da cerimônia, produzida pela empresa Banijay Entertainment, foi “Harmonia”. Ela começou homenageando a cultura italiana e mostrando elementos da sua arte, como a pintura e as esculturas. Todo o evento foi conduzido por figuras que representam três grandes mestres da ópera do país: Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Gioachino Rossini.
LEIA MAIS: Confira as prováveis escalações e onde assistir: Grêmio x Novo Hamburgo
Publicidade
O evento contou ainda com a formação dos anéis olímpicos, símbolo do torneio e do movimento do olimpismo. Eles foram erguidos no topo do San Siro. Na sequência, houve a entrada das delegações de todos os países presentes. Com recorde de atletas (14 no total) O Brasil foi o 14º a ingressar, liderado pelos porta-bandeiras Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, e Nicole Silveira, do skeleton.
Um destaque na entrada brasileira foi o mortal dado por Pat Burgener, atleta do snowboard, que levantou o público presente em Livigno. O mesmo ocorreu em Cortina, com a dança de Nicole e de outros competidores do país.
LEIA TAMBÉM: Triathlon abre Estação Verão 2026 neste domingo
Publicidade
Após o desfile dos países, foi realizada uma viagem em diversas eras dos Jogos Olímpicos de Inverno. A apresentação antecedeu os discursos de abertura de Giovanni Malagò e Kirsty Coventry. Kirsty discursou pela primeira vez em um grande evento desde que assumiu a presidência do COI, em junho do ano passado. Nascida no Zimbábue, ela é ex-nadadora (dona de sete medalhas olímpicas) e também a primeira mulher a ocupar esse cargo na entidade.
Bocelli soltou a voz em performance que marcou o começo do acendimento da pira olímpica. Depois da passagem da tocha por nomes importantes do esporte italiano e da mensagem de paz da atriz Charlize Theron, a brasileira Rebeca Andrade ajudou a levar a bandeira olímpica. Os Jogos de Milão-Cortina terminarão no próximo dia 22.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.