Esportes

Jogos Pan-Americanos 2031 terá escolha de sede nesta sexta-feira

A eleição para escolher a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será nesta sexta-feira, 10 de outubro, em Santiago, no Chile. A transmissão será no canal Panam Sports a partir do meio-dia.

A candidatura brasileira de Rio-Niterói concorre com a paraguaia de Asunción. O Rio conta com a experiência do Pan 2007 e dos Jogos Olímpicos 2016. Asunción vai receber os Jogos Pan-Americanos Juniores e Jogos Sul-Americanos Estudantis neste ano, além do World Skate Games em 2026.

LEIA MAIS: Lima é escolhida como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027

Publicidade

Como funciona a eleição?

A eleição da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 acontecerá na Assembleia Geral Extraordinária e terá início com uma apresentação da Comissão Avaliadora da Panam Sports, que realizou visitas técnicas às candidatas na última semana. Na sequência, os dois candidatos terão 40 minutos para se apresentar, com mais 20 minutos extras para responder perguntas dos países membro. A ordem de apresentação será definida por sorteio realizado na quinta-feira, 9, véspera da eleição.

Os 41 países membro da Panam Sports terão direito a voto, sendo que 12 deles têm peso duplo por já terem sediado os Jogos Pan-Americanos: Estados Unidos, Canadá, México, Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Brasil e Argentina. Assim, são 53 votos em jogo, e o candidato que receber 27 votos ou mais será eleito como sede do Pan de 2031.

LEIA MAIS: Pan de 2031 promete embate de bastidores no COB entre candidaturas de São Paulo e Rio-Niterói

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.