ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Jornais do interior ampliam audiência

A pandemia do coronavírus forçou uma nova realidade nos hábitos e comportamentos da sociedade. Nesse contexto de mudança, as mídias sofreram transformações nunca antes experimentadas, em um curto espaço de tempo. Com isso, a relevância e a responsabilidade dos veículos de comunicação aumentaram, sobretudo dos locais.

“Com o impacto direto sobre todos, a pandemia criou a necessidade de obtermos informações locais, sobre nossa cidade, nosso bairro, nossa rua”, observa o presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS), Adair Weiss.

Publicidade

Ele relembra as dificuldades dos jornais impressos de se mostrarem relevantes e influentes antes da pandemia, quando muitos achavam que os impressos acabariam. “Hoje, as pessoas podem até entrar pelas redes sociais, mas procuram nossos jornais e portais o tempo todo para checar. Elas querem confirmar, saber e entender o micro, o local, o serviço prestado em cada cidade ou comunidade. Com isso, nossa responsabilidade se amplia e confirma a credibilidade dos jornais. A sociedade retoma sua percepção sobre a importância desses veículos para a articulação e o crescimento locais”, conclui.

Publicidade

Eduardo Tessler: confiabilidade dos jornais

A informação é corroborada pelo jornalista e consultor de meios de comunicação Eduardo Tessler, que tem dedicado os últimos anos para compreender o fenômeno da transformação. Ele também percebe a retomada das mídias regionais e locais. “A população precisa de fontes mais confiáveis e mais próximas. É muito mais lógico eu ser
de Lajeado ou Santa Cruz e confiar nos jornais da minha cidade do que acreditar nesses tantos sites que surgiram, sabe-se lá de onde e que frequentam grupos nas redes sociais”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Nomes que marcam e fazem a história da Rádio Gazeta

Publicidade

Realidade mundial
O gráfico abaixo mostra que as mídias locais ascenderam em todo o mundo, com destaque para os jornais
impressos como os mais confiáveis para a população. (Fonte: estudo do Reuters Instute dor the Study of Jornalism)

Publicidade

Gazeta, uma referência para o interior gaúcho
No contexto de atuação dos grupos de comunicação de alcance regional, nas diferentes áreas do interior do Rio Grande do Sul, a Gazeta tem se destacado de forma referencial e intensa nos últimos anos. Além da tradição representada e assumida pelo jornal Gazeta do Sul, com seus 76 anos de circulação; o pool de cinco emissoras de rádio, três delas em Santa Cruz do Sul, e a Editora Gazeta, de atuação nacional, tiveram seus conteúdos centralizados no Portal Gaz, a plataforma digital da Gazeta.

E nesse ambiente os números são crescentes e muito expressivos. Enquanto a Gazeta do Sul é o jornal com o maior índice de leitura junto a sua região, a Rádio Gazeta FM 107,9 é a quarta emissora mais lembrada na pesquisa Top Of Mind no Rio Grande do Sul, de forma disparada a mais citada no interior do Estado, e o Portal Gaz é o site de notícias com a maior audiência no interior gaúcho.

Luciana Valentini, do Marketing da Gazeta
Publicidade

“Somos produtores de notícias hiperlocais e multiplataformas. A Gazeta produz jornalismo e entretenimento em rádio, jornal e plataformas digitais com foco regional, mas sem descuidar dos fatos no País e no mundo”, refere Luciana Valentini, gerente de Marketing da Gazeta. “A partir dessas mídias, nos conectamos diariamente com milhares de pessoas e nos responsabilizamos pela fiscalização do que é de interesse público para garantir a relevância da notícia local, além de abranger acontecimentos de destaque em níveis nacional e internacional.”

Publicidade

Luciana elenca números para embasar sua reflexão. “No Portal Gaz, temos mais de 566 mil usuários únicos em média por mês, em dados relativos ao período de janeiro a maio de 2021”, cita. “No Facebook, são 167 mil seguidores, e 67 mil no Instagram, este alcançando mais de 80 mil contas mensalmente com as publicações.” Luciana lembra que as redes sociais, em especial o Facebook, são fontes importantes de tráfego para o portal, embora mais de 60% da audiência seja originada organicamente.

“Nossos assinantes são engajados e consomem grande parte do conteúdo produzido, permanecem no Portal Gaz mais de 4 minutos e, entre usuários e assinantes, visualizam por mês mais de 7,4 milhões de páginas, demonstrando com a frequência e tempo de uso a fidelidade ao portal”, cita. “Essa fidelidade acaba por confirmar nossa credibilidade e proximidade com a região. Os números também têm impacto na sustentabilidade do negócio, uma vez que potencializam os resultados para anunciantes e parceiros, além da receita de assinaturas.” Luciana ainda menciona que o Portal Gaz tem registrado audiência crescente também fora da região, em especial em Porto Alegre e na região metropolitana e até em São Paulo, capital.

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta