José Alberto Wenzel

José Alberto Wenzel: Anúncio transformador

A fala da prefeita Helena Hermany, no dia 26 de maio, soou transformadora. Ao encerrar o ato reflexivo sobre os 30 anos de demarcação física do Cinturão Verde, a prefeita comunicou que serão revistos os loteamentos em andamento. Trata-se de uma notícia corajosa, necessária e alvissareira no contexto de uma cidade socioambiental, que se prepara para a resiliência frente às calamidades, que não se esgotaram em maio, mas tendem a escalar daqui para diante.

VAMOS MAPEAR?

Durante o mês de maio, foram detectados dezenas de deslizamentos e movimentos assemelhados. Se você quiser relatar alguma ocorrência, em muito estará contribuindo para mapearmos os pontos instáveis. Assim, se você percebeu trincas no terreno, rachaduras nas paredes e vias, árvores e postes inclinados, feições erosivas diferentes, vazamentos incomuns, estalos estranhos, desalinhamentos de pisos e muros, cicatrizes de escorregamentos ou perda na coesão das partículas em depósitos de meia encosta, entre outros sinais, em áreas suscetíveis a movimentos de massa, fique atento e nos informe. Sua contribuição estará nos ajudando na identificação das áreas de risco e na implementação de ações, especialmente preventivas. Nosso contato é (51) 99830 8445.

LEIA TAMBÉM: Obrigado, Cinturão Verde

Publicidade

POLÊMICA REVELADORA

O Guaíba é lago ou rio, ou ainda, um sistema em que coexistem rio e lago? Vem de longe essa discussão. Alguns estudiosos entendem que se trata de um lago. Outros afirmam que é um rio. Não faltam os que argumentam a favor de um sistema “dual”, ou seja, que um rio se encontra mergulhado no Lago Guaíba. E se perguntássemos ao próprio Guaíba, o que nos diria? Talvez nos indicasse que a natureza não se engessa em conceitos ou fórmulas.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

À significativa programação, organizada de forma coletiva, os encontros ambientais deste ano se fizeram sentir de forma diferenciada. Entre tantas e meritórias iniciativas em andamento, toma vulto a pergunta: como vamos pensar e agir daqui para a frente?

REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR SOCIOAMBIENTAL

Encontra-se prevista na pauta da reunião que se realizará no dia 12 de junho, às 16 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, a apresentação da sugestão de um Programa Sistêmico Municipal de Preservação Ambiental, de iniciativa do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental e Centro Socioambiental da Unisc. A partir de agora, serão trabalhadas diversas sugestões para, mais adiante, de forma coletiva e ágil, mas sem precipitação, serem devidamente encaminhadas.
Qual a sua proposição?

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O piano silenciado e a menina esperançosa

ESCREVENDO JUNTOS

No dia 5 de junho, na Casa de Clientes da Gazeta, aconteceu algo mobilizador. A grande presença de interessados pelo livro Vida Nova: a história do Sanatório Kaempf foi marcante. Um livro foi capaz de congregar expectativas manifestadas nos cumprimentos, nas falas, nos olhares, nas expressões e até no silêncio das pessoas que, generosamente, compareceram. Por certo, numa possível segunda edição, muitos aprimoramentos e acréscimos valiosos virão dos próprios leitores. Pensando bem, o livro foi escrito por muitos; há um pouco de cada um de nós nas páginas que procuram resgatar a história da casa de saúde, desde os tempos originários aos da reforma psiquiátrica

LEIA MAIS DA COLUNA DE WENZEL

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.