Cultura e Lazer

Jovens instrumentistas da região participam de encontro em Santa Cruz

Dezenas de músicos de diferentes municípios da região se reuniram nesse domingo, 28, em Santa Cruz do Sul no 12º Encontro de Jovens Instrumentistas. O evento foi realizado na Comunidade Evangélica Apóstolo Paulo, no Bairro Ana Nery, e reuniu dezenas de crianças e adolescentes que integram orquestras e grupos musicais das comunidades evangélicas de Santa Cruz do Sul, Monte Alverne, Rio Pardinho, Sinimbu, Vale do Sol e Boqueirão do Leão.

Interpretando diferentes canções religiosas e clássicos da música mundial, como Hallelujah, de Leonard Cohen, estavam crianças, adolescentes e adultos empunhando flautas, saxofones, baterias, teclados e outros instrumentos. Conforme a organizadora Doraci Panke, o encontro com esse número de participantes foi planejado por vários anos e atrasou em razão da pandemia de Covid-19. Agora, contudo, foi possível realizá-lo e a participação de tantos músicos jovens é motivo de comemoração.

Doraci, uma das organizadoras do evento | Foto: Inor Assmann

LEIA TAMBÉM: Semana inicia com sol, mas virada no tempo deve trazer chuva para Santa Cruz e região

Publicidade

Doraci é esposa de Ingo Panke, professor de música desde 2008 e responsável pelo projeto na Comunidade Evangélica Apóstolo Paulo. Segundo ela, o evento é de grande importância para que os jovens sintam que fazer música não se resume a pequenos conjuntos. “Em grande número podemos fazer coisas melhores. Além disso, a comunhão e a confraternização se mostram valiosas.” Ela destaca ainda o apoio fundamental das famílias para que as crianças comecem a praticar algum instrumento e persistam ao longo dos anos.

Conta ainda que Ingo é muito exigente com seus alunos. Ele foi integrante da banda do Exército e por 20 anos foi responsável pelas bandas municipais de Sinimbu e Vale do Sol. “Ele não quer somente que aprendam a tocar, mas também saibam as notas e entendam todo o processo para que estejam preparados para qualquer desafio posterior.”

LEIA TAMBÉM: Inter-Regional do Enart movimenta Venâncio Aires no fim de semana

Publicidade

Ingo garante que, mesmo depois de uma vida inteira dedicada à música, o prazer de ensinar permanece e a grande recompensa é poder ver os jovens crescendo dentro da música, como instrumentistas e como pessoas. “Começam com 6 ou 7 anos e logo estão com 18 anos, formando-se adultos e músicos profissionais. Eu preciso até me segurar para não me emocionar quando vejo isso.”

Ingo dedica a vida à música e foi o regente | Foto: Inor Assmann

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.