Os jovens que têm interesse em se tornarem eleitores a tempo de votar neste ano devem ficar atentos aos prazos para fazer o título eleitoral. A data final é 4 de maio. O ideia é se adiantar para evitar a correria que, em geral, acontece nos últimos dias antes do prazo final.
O conselho vale, também, para adolescentes de 16 e 17 anos que ainda têm voto facultativo. Pessoas que precisam mudar seu domicílio eleitoral, local de votação, mudaram de nome e precisam atualizar o título – ou fazer o primeiro cadastro – devem tentar encaminhar as mudanças o mais cedo possível. “Os atendimentos diários ocorrem em um nível alto e isso tende a aumentar mais ainda nos cartórios”, afirmou o chefe substituto do cartório eleitoral de Novo Hamburgo, Edson Marchi, em entrevista a Jornal NH.
Vale lembrar que, para evitar filas, o eleitor pode fazer o seu agendamento direto pelo site do Tribunal Regional Eleitoral, através do endereço http://www.tre-rs.gov.br.
Publicidade
Fique atento:
Inscrição obrigatória: eleitores entre 18 e 70 anos
Inscrição facultativa: maiores de 16 e menores de 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos. Obss: é facultado o alistamento, no ano em que se realizam eleições, do menor que completar 16 anos até a data do pleito, inclusive.
Publicidade
Documentação exigida: carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento (não são aceitos a CNH e o Passaporte); certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo; comprovação recente de domicílio eleitoral.
Atenção: não é possível fazer o título por outra pessoa, mesmo com qualquer tipo de procuração. Além disso, os documentos devem ser originais.
Publicidade
This website uses cookies.