ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Juíza rejeita pedido de adiamento do Enem 2020

ads3

ads4

A juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, negou nesta terça-feira, 12 o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cujas provas estão marcadas para 17 e 24 de janeiro.

Na semana passada, a Defensoria Pública da União (DPU) havia entrado com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) pedindo o adiamento do exame em razão do aumento dos riscos de contágio, diante do avanço nos números da pandemia de Covid-19.

ads6 Advertising

Publicidade


LEIA MAIS: Inep antecipa em meia-hora o acesso aos locais de provas do Enem

A mesma juíza já havia concedido, em abril do ano passado, uma liminar (decisão provisória) determinando o adiamento do Enem 2020. Na ocasião, ela entendeu que as desigualdades sociais prejudicavam a concorrência, uma vez que alunos de escola pública possuíam mais dificuldades de acesso aos conteúdos do ensino médio do que os de escola privada, devido às medidas de isolamento social. Desta vez, a magistrada alegou que não poderia mais levar esse argumento em consideração, uma vez que sua primeira decisão acabou sendo derrubada em segunda instância.

ads7 Advertising

Publicidade

Riscos

Além da DPU, entidades científicas como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, além de organizações como a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas também defenderam na Justiça o adiamento do exame.

As iniciativas favoráveis à suspensão temporária sustentam que as aglomerações nos locais de prova favorecem a disseminação do novo coronavírus e o aumento do número de casos da Covid-19, num momento em que a incidência da doença está aumentando em quase todo o país.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta