Categories: Regional

Junta Comercial em Santa Cruz retornará à ACI em 60 dias

A volta do Escritório Regional da Junta Comercial em Santa Cruz do Sul para a Associação Comercial e Industrial (ACI) do município deve ocorrer no prazo máximo de 60 dias. A informação foi confirmada na tarde de quarta-feira, 29, após a reunião realizada na sede da entidade com representantes das organizações parceiras que integram o novo acordo para funcionamento da Junta na cidade: ACI, Junta Comercial do RS (Jucergs), Prefeitura e Sebrae/RS. O encontro teve a finalidade de alinhar detalhes da parceria que terá como grande novidade a adesão do escritório local à Rede de Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
 
O presidente da ACI, Ario Sabbi, coordenou a reunião que contou com a presença do presidente da Jucergs, Paulo Mazzardo, e do Secretário Geral, José Tadeu Jacob. A Prefeitura de Santa Cruz esteve representada pelo Secretário da Fazenda Zeno Assmann, e o fiscal, Jairo Sidnei Wildgen, responsável pelo setor de alvarás, e o Sebrae, pelo técnico de gerência da Regional VTRP, Alexandre Schmitt, e o gestor de projetos, Clóvis Glesse.
 
Pelos termos do acordo, a ACI terá o papel de gestora do Escritório Regional da Junta Comercial no município, cedendo o espaço físico para instalação da Unidade e também, inicialmente, um funcionário, que atuará como auxiliar administrativo. A Prefeitura, por sua vez, cederá dois funcionários para o Escritório. “Vamos disponibilizar uma sala térrea, justamente para facilitar o acesso e já na próxima semana terá início a capacitação do funcionário da entidade, em Porto Alegre”, anunciou o presidente da ACI, Ario Sabbi.
 
REDESIM

Uma das exigências da Jucergs para formalização do acordo é a adesão à REDESIM. Adotado a partir de uma parceria entre o SEBRAE/RS e a Jucergs, o sistema tem como objetivo desburocratizar e tornar mais ágil e eficaz o processo de registro e licenciamento de pessoas jurídicas. A iniciativa prevê ainda uma entrada única de dados, por meio de um sistema integrador e de documentos, evitando que o empresário circule em diversos órgãos para encaminhar a sua formalização.
 
Desde outubro de 2014, a Junta Comercial local está sediada na Unidade de Fiscalização Externa (Ucefex) da Prefeitura. A partir de agosto começa o processo de transição que culminará com a instalação do Escritório na ACI, previsto para início de outubro.  “Adotaremos critérios de qualidade e produtividade para garantir a máxima excelência nos serviços prestados, visando beneficiar diretamente os usuários e facilitar as atividades dos escritórios de contabilidade”, afirma Sabbi.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.