Política

Kelly Moraes recebe título de Cidadã Santa-cruzense

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou nessa segunda-feira, 25, uma sessão solene para a entrega do título de Cidadã Santa-cruzense para Neiva Teresinha Marques, a Kelly Moraes. A proposição foi da vereadora Nicole Weber (PTB), subscrita por Serginho Moraes. A sessão solene foi conduzida pelo vereador Licério Agnes (PSD), sendo que a mesa contou ainda com a presença do deputado federal Marcelo Moraes (PL) e do ex-prefeito e ex-deputado Federal Sérgio Ivan Moraes (PL). Na plateia, além de familiares, estavam amigos e simpatizantes.

Em seu discurso, Nicole destacou a trajetória de Kelly Moraes, ao qual classificou que coleciona a primazia feminina em espaços políticos, como a primeira mulher da bancada do PTB na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa e também na Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Após mais de 30 anos de filiação ao PTB, Kelly deixou o partido em 2022 e ingressou no PL, já sendo uma referência feminina na sigla.

LEIA TAMBÉM: Kelly Moraes preside a Frente Parlamentar de combate à violência contra mulher na Assembleia

Publicidade

Nascida em São Leopoldo, ela construiu a sua trajetória política em Santa Cruz do Sul presidindo a Associação Feminina de Amparo à Vida. Ela também foi secretária de Saúde e Desenvolvimento Social no governo do ex-marido, Sérgio Ivan Moraes. Da experiência, resultou a eleição para a Câmara dos Deputados, onde atuou entre 2003 e 2007.

Nas eleições de 2006, elegeu-se deputada estadual pela primeira vez, cumprindo dois anos de mandato. Em 2008, foi eleita a primeira prefeita mulher de Santa Cruz do Sul, renunciando à Assembleia Legislativa para assumir o mandato.

LEIA TAMBÉM: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul faz homenagem para a Casa da Amizade

Publicidade

Em 2016, foi eleita vereadora de Santa Cruz do Sul, onde pavimentou o caminho para ser novamente eleita deputada estadual em 2018. Foi vice-presidente da Assembleia Legislativa em 2021. Em 2022, foi reeleita deputada estadual com 62.621 votos. Atualmente, é a líder partidária do PL, integra as comissões de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo e de Saúde e Meio Ambiente. Tem como principais bandeiras de atuação a defesa da cadeia produtiva do tabaco e o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres.

“Hoje homenageamos a vida de uma mulher notável. Uma líder, que sua jornada política de dedicação incansável à comunidade, fez com que meninas como eu olhassem para você e pesassem: é possível, nela eu me enxergo. Um filósofo, Aristóteles, diz que a política é a arte de fazer o bem. Kelly Moraes personifica essa arte de maneira excepcional”, destaca Nicole.

LEIA TAMBÉM: Kelly Moraes e Edivilson Brum assumem como líderes de partido na Assembleia Legislativa

Publicidade

Ela ainda que o título não celebra apenas as realizações notáveis de Kelly. “Mas também seu legado duradouro como uma campeã da vida. Ela é uma inspiração para uma legião de mulheres e uma prova viva de que o poder de liderança não tem gênero, mas sim, determinação e visão”, salientou.

Em seu pronunciamento, Kelly agradeceu ao ex-marido Sérgio Moraes. “Graças a ti, Sérgio, pai dos meus filhos, tenho quase 40 anos de vida pública em Santa Cruz do Sul”, citou. Ela destacou que constituiu sua família no município, criou seus filhos e fez sua carreira política. Destacou a atuação da família Moraes na política, com Sérgio, Kelly, Marcelo e, agora, Serginho, como ocupantes de vários cargos políticos.

Ela ainda lembrou as origens da família em Cerro Alegre e no Bairro Faxinal Velho. “Tenho muita gratidão por esta comunidade que sempre tem confiado em seu trabalho. A família Moraes ainda tem muito a dar à região, em especial a Santa Cruz”, citou.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.