Categories: Geral

La Niña deve prorrogar o frio no Rio Grande do Sul

Embora o frio já tenha se apresentado à região Sul do País bem antes do início oficial do inverno, a estação mais gelada do ano inicia nesta segunda-feira com os termômetros marcando entre 4 e 16 graus em Santa Cruz do Sul, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). O alívio para quem prefere dias amenos é que as ondas de frio não devem se repetir com tanta frequência como ocorreu no outono e a tendência é de que durem menos tempo. 

Entretanto, ainda assim, as temperaturas serão baixas, típicas do inverno gaúcho, segundo o meteorologista da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Flávio Varone. “A previsão é de um inverno normal, com muito frio e sem excesso de chuva, diferente dos últimos anos. A tendência é de que tenhamos a influência do fenômeno La Niña a partir do segundo semestre. Ele favorece a diminuição da chuva, além de estender o frio até setembro ou outubro. Poderemos ter temperaturas baixas, inclusive, em novembro”, explicou. 

De acordo com Varone, a meteorologia prevê uma média mensal de mínimas entre 7 e 9 graus para o Vale do Rio Pardo, em julho, e máximas entre 18 e 20 graus. Já em agosto, a temperatura terá um leve aumento – a média de mínimas será de 8 a 10 graus, enquanto a das máximas será de 19 e 21. “Há possibilidade de veranico, porém, não deve ser longo”, comentou Varone. O meteorologista acrescentou ainda que a média de chuva prevista para julho será de 120 a 140 milímetros.

Publicidade

LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL
DESTE FIM DE SEMANA
 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.