Categories: Esportes

Lewis Hamilton abre o ano com a pole no GP da Austrália

A temporada 2015 da Fórmula 1 vai começar da mesma forma que terminou o campeonato passado: com Lewis Hamilton na frente. Campeão do mundo e vencedor da última prova do ano, o inglês terá a chance de repetir a dose no GP da Austrália, neste domingo, ao largar na pole position. Seu companheiro de Mercedes, o alemão Nico Rosberg, vai sair em segundo e o brasileiro Felipe Massa parte do terceiro posto. Felipe Nasr é o 11º do grid.

Hamilton obteve sua quarta pole em Melbourne praticamente sem ser ameaçado no treino classificatório deste sábado. O atual campeão foi o mais veloz nas três sessões do treino e não deu chances a Rosberg. Foi pouco mais de meio segundo mais rápido que o companheiro alemão, que vinha apresentando bom rendimento nos treinos livres e foi destaque na pré-temporada. Após assegurar sua quarta pole na Austrália, Lewis Hamilton era só elogios à Mercedes. “Me sinto incrivelmente abençoado por poder ter este carro. O equilíbrio está muito bom. Nem parece que faz tanto tempo desde a última corrida. Foi uma grande correria e um enorme esforço do pessoal da fábrica para que a gente pudesse chegar aqui e obter esta performance”, afirmou o atual campeão.

Com amplo domínio, os dois carros da Mercedes exibiam flagrante superioridade durante toda a atividade. A dupla era ao menos um segundo mais rápida que os demais. Felipe Massa e o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, eram quem mais se aproximavam dos pilotos da Mercedes. O brasileiro foi mais rápido no Q1, sendo superado pelos carros da Ferrari e pelo companheiro de Williams, o finlandês Valtteri Bottas, no Q2. Mas na última e decisiva sessão Massa registrou grande volta, superando Vettel, o finlandês Kimi Raikkonen e Bottas.

Publicidade

Felipe Nasr também apresentou bom rendimento, apesar das limitações da Sauber e da ausência no primeiro treino livre do GP, na sexta-feira. Ele se destacou no Q1 e quase surpreendeu na sessão seguinte. Somente nos instantes finais do Q2 perdeu a vaga que garantiria sua presença na briga pela pole, no Q3. Nasr e o sueco Marcus Ericsson, seu companheiro na Sauber, entraram na pista neste sábado aliviados pelo fim do imbróglio judicial entre a equipe e o holandês Giedo Van der Garde. O piloto, que cobrava um lugar na equipe nesta temporada, fez um acordo financeiro com a diretoria da Sauber e desistiu de correr na Austrália.

Assim, Nasr pôde mostrar seu potencial no Circuito de Albert Park sem qualquer preocupação. Ele foi dois segundos e meio mais rápido que Ericsson, que não passou do 16º lugar no grid. O brasileiro vai largar logo à frente do holandês Max Verstappen, que se tornará o piloto mais jovem a disputar uma prova da F1, no domingo. O piloto da Toro Rosso tem apenas 17 anos.

 

Publicidade

Confira o grid de largada para o GP da Austrália:
1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min26s327
2º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min26s921
3º – Felipe Massa (BRA/Williams), 1min27s718
4º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 1min27s757
5º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min27s790
6º – Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1min28s087
7º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1min28s329
8º – Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso), 1min28s510
9º – Romain Grosjean (FRA/Lotus), 1min28s560
10º – Pastor Maldonado (VEN/Lotus), 1min29s480
11º – Felipe Nasr (BRA/Sauber), 1min28s800
12º – Max Verstappen (HOL/Toro Rosso), 1min28s868
13º – Daniil Kvyat (RUS/Red Bull), 1min29s070
14º – Nico Hülkenberg (ALE/Force India), 1min29s208
15º – Sergio Pérez (MEX/Force India), 1min29s209
16º – Marcus Ericsson (SUE/Sauber), 1min31s376
17º – Jenson Button (ING/McLaren), 1min31s422
18º – Kevin Magnussen (DIN/McLaren), 1min32s037

 

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.