Categories: Regional

Liminar suspende resultado da eleição do Conselho Tutelar

ATUALIZADO ÀS 15 HORAS 

Uma liminar impetrada por uma Ação Civil Pública do Ministério Público de Santa Cruz suspendeu por tempo indeterminado o resultado da eleição do Conselho Tutelar. O pleito, realizado no primeiro final de semana de outubro, foi tumultuado, e recebeu denúncias de manipulação nos resultados. Conforme a liminar impetrada pelo MP na Justiça, dois pontos estão sendo questionados: a utilização de urnas convencionais, com cédulas de papel, e, o mais grave, o fato de a apuração ter contabilizado três votos a mais que o número de eleitores que compareceram ao pleito.

Por isso, o resultado, e as nomeações dos novos conselheiros, que aconteceriam nos próximos dias, estão suspensas até segunda ordem. Neste período, os antigos conselheiros seguem atuando, com base nesta decisão judicial. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio de sua Procuradoria Geral, informou à Rádio Gazeta que já recebeu o documento da Justiça, e que vai apurar os questionamentos. Além da Prefeitura, o Comdica também é questionado pelo MP. Por isso, a Procuradoria Geral do Município tem 60 dias para apresentar sua defesa.

Publicidade

Conforme Ricardo Scherer, Procurador-Geral do Município, um fato causa estranheza. “Todos os atos pertinentes a este processo eleitoral foram acompanhados por fiscais e por um servidor do Ministério Público”, afirma. “Estamos apurando as denúncias e formulando a defesa”, acrescenta.

Em Santa Cruz, o pleito teve 4.354 eleitores. Os votos, divididos em 20 urnas, contabilizaram 47 votos nulos e oito votos brancos. Além de Santa Cruz, na região os municípios de Vera Cruz, Venâncio Aires e Candelária também realizaram o pleito no mesmo dia, mas sem a ocorrência destes incidentes.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.