Conhecidas na televisão brasileira, algumas celebridades tiveram seus nomes citados na lista de brasileiros que tinham contas numeradas no HSBC da Suíça entre 2006 e 2007. Ligados a música, TV, cinema e literatura, parte negou ter contas no banco ou ter cometido alguma irregularidade. Claudia Raia, Edson Celulari, Maitê Proença, Marília Pêra e Francisco Cuoco aparecem na lista do SwissLeaks. Jô Soares não ficou de fora e tem quatro contas numeradas. Elas teriam sido abertas entre 1988 e 2003, mas em 2006/2007 já estavam zeradas.
A família de Jorge Amado também foi citada. Conforme o HSBC, a conta teria sido aberta seis meses antes da morte de Jorge. Em 2006/2007 não tinha mais saldo. Ainda na lista aparece Tom Jobim, que dividiu conta com a mulher, Ana Lontra Jobim. Ela seria dona de duas outras contas. De acordo com o Uol, os artistas e intelectuais listados teriam desenvolvido trabalhos, na maioria, financiados por dinheiro de fomento à cultura.
Jô Soares e Maitê Proença disseram que nunca tiveram contas no banco suíço. As assessorias de Claudia Raia, Francisco Cuoco, Marília Pêra e da família de Tom Jobim não se manifestaram. Já Edson Celulari não foi localizado pela reportagem. Para manter uma conta de forma legal na Suíça ou outro país é preciso declarar valores à Receita Federal. Quando o saldo for superior a US$ 100 mil, os titulares das contas devem informar ao Banco Central.
Publicidade
This website uses cookies.