A lista de brasileiros que possuem ou possuíram contas numeradas no HSBC da Suíça passa das 8 mil pessoas. Além de nomes de políticos, funcionários públicos e empresários do ramo da comunição e da mídia, também foram encontrados nomes de artistas ligados ao cinema, televisão, teatro e literatura nacional. O levantamento foi realizado pelo jornal O Globo em parceria com o portal UOL. Ambos tiveram acesso aos documentos vazados no escândalo chamado de SwissLeaks.
Entre os artistas estão Claudia Raia e Edson Celulari, separados em 2010, e que tiveram uma conta conjunta que, em 2006/2007, guardava um total de 135,7 mil dólares. Francisco Cuoco, Maitê Proença, Marília Pêra e o apresentador Jô Soares também figuram na lista. O músico Tom Jobim, falecido em 1994, dividiu uma conta com a esposa, Ana Lontra Jobim, que ainda aparece como dona de outras duas contas. Também movimentaram valores na Suíça os cineastas Hector Babenco e Andrew Waddington, conhecido como Andrucha.
Quatro membros da família de Jorge Amado, incluindo o escritor morto em 2001, sua mulher Zélia Gattai, falecida em 2008, e os dois filhos, Paloma e João Jorge, costam nos arquivos extraídos da filial do banco em Genebra. A partir de agora, a Polícia Federal investiga a situação dos brasileiros que, caso tenham declarado os valores à Receita, não cometeram crime algum.
Publicidade
This website uses cookies.