Guaritas estão identificadas com cartazes informando que se trata de ponto de acolhimento para mulheres vítimas de violência | Foto: CBMRS/Divulgação
Desde dezembro do ano passado, as guaritas dos guarda-vidas no litoral do Rio Grande do Sul se tornaram pontos de acolhimento e orientação às mulheres vítimas de violência. A iniciativa ocorre no âmbito da Operação Verão Total 2025/2026 e inclui a fixação de adesivos informativos em 159 guaritas espalhadas por 16 praias, reforçando a identificação dos lugares onde as mulheres podem buscar ajuda.
A ação Local Seguro prevê ainda que os guarda-vidas recebam as mulheres que procurarem ajuda e acionem a Brigada Militar ou Polícia Civil para que prossigam com o atendimento. Segundo o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), até o momento foram registrados oito boletins de ocorrência de casos de violência. Além disso, são inúmeras as situações de mulheres que buscam informações e orientações nesses locais.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul registra mais de 2,6 mil ocorrências de violência contra a mulher em 2025
Publicidade
São contempladas com a iniciativa as seguintes praias: Torres, Arroio do Sal, Capão Novo, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Nova Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Balneário Quintão, Tavares, São José do Norte, Cassino, Hermenegildo e Barra do Chuí. Segundo o último levantamento, na maioria dos casos as mulheres relatam situações de violência psicológica e verbal, como insultos, ameaças e xingamentos. Há também registros de violência física.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.