Romar Beling

Livro detalha como surgiram as grandes cidades no mundo

Uma característica central dos tempos atuais é a hiperconcentração de pessoas em alguns espaços específicos, transformados em megacidades. Enquanto ao longo da história o ser humano espalhou-se por todo o planeta, em busca de ambientes que lhe permitissem estar próximo da fonte de alimentos e de subsistência, gradativamente os núcleos urbanos foram se impondo.

E é para dimensionar esse processo que o escritor britânico Ben Wilson se empenhou em uma pesquisa de abrangência global. Ela resultou no livro Metrópole: a história das cidades, a maior invenção humana, que foi lançado pela Companhia das Letras, com tradução de Odorico Leal, em 496 páginas, a R$ 149,90.

LEIA TAMBÉM: Um livro da vencedora do Man Booker Prize International 2024

Publicidade

Ele começa por recuperar as primeiras experiências de aglutinação de populações em núcleos urbanos, há mais de 7 mil anos. Depois, ocupa-se em especial das povoações realizadas na Mesopotâmia, mas mapeia igualmente todos os demais registros, nos diversos continentes, inclusive em épocas pré-históricas nas Américas.

Todas essas cidades, que em alguns momentos cresceram sobre os escombros ou o fundamento de povoações anteriores, são decorrência de trocas e intercâmbios. Um povo aprendia soluções e técnicas com outros, a partir da intensificação das viagens e do comércio. Assim, do Oriente ao Ocidente, do Hemisfério Norte ao Hemisfério Sul, a história das cidades é a da humanidade. E se atualmente as megalópoles atraem e fascinam, nem por isso os pequenos núcleos descentralizados se mostram menos eficientes ou dignos.

LEIA MAIS DICAS DE ROMAR BELING

Publicidade

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling

This website uses cookies.