Cultura e Lazer

Livro registra as memórias da Escola Estadual Mariante destruída pela enchente em Venâncio Aires

A tarde desse sábado, 30, foi especial para um grupo de estudantes da antiga Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, de Vila Mariante, em Venâncio Aires. Após um ano de produção, liderada pela professora Rafaela Limberger, a obra A vida da escola são os alunos foi lançada neste sábado, na Casa das Artes Regina Simonis. 

O trabalho, realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Santa Cruz do Sul, teve início em junho do ano passado. Durante o período, o grupo realizou entrevistas com pessoas que tiveram passagem pela instituição, com o intuito de recuperar memórias por meio da oralidade.

LEIA TAMBÉM: Feira do Livro de Vera Cruz acontece de 3 a 7 de setembro; veja programação

Publicidade

Historiadoras abordaram a chegada dos primeiros moradores à localidade. Alunos também participaram de um quiz sobre o tema

A partir da transcrição, feita pelos jovens, convidados escreveram os capítulos que dão forma à coletânea. “Todo o trabalho foi voluntário. E vale ressaltar que esse não é um livro sobre tragédia. As páginas trazem as memórias de um lugar que fez parte da história de muita gente. Mostra a potência e a resiliência de todos os envolvidos.”

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.