ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Livros: sugestões de autores e obras para ler em 2021

ads3

Imagem ilustrativa | Foto: Pixabay

ads4

O ano de 2020 foi muito afetado pela pandemia. No entanto, curiosamente, a orientação ao distanciamento social de certo modo favoreceu a leitura. Além das restrições a eventos e atividades em público, uma parcela da sociedade optou por ficar mais tempo em casa, não só durante a quarentena, e isso promoveu interesse renovado para se informar e se ocupar de maneira instrutiva e produtiva. Pelas diversas vias de comercialização, e mesmo sem números definitivos de vendas no ano, livrarias percebem incremento nos negócios, que em alguns nichos supera a 10%.

E é com esse cenário, de estímulo à leitura, que as editoras projetam lançamentos de vulto para 2021. Ainda que o catálogo não esteja constituído para todos os meses do ano, já se sabe que excelentes novidades vêm por aí, inclusive a partir de janeiro, com títulos aparecendo em pré-venda nos sites das próprias editoras e em livrarias virtuais. O Magazine faz um levantamento do que está previsto e sugere obras e autores, de diferentes gêneros textuais, nacionais e internacionais, que merecem estar na mesa de cabeceira de um leitor que se pretenda antenado.

ads6 Advertising
Consciência Negra: confira dicas de livros para pensar o tema

Publicidade

LOUISE GLÜCK

Uma das grandes pedidas de 2021 tende a ser a ganhadora do Nobel de Literatura de 2020, a norte-americana Louise Glück, poeta de 77 anos

Uma das grandes pedidas de 2021 tende a ser a ganhadora do Nobel de Literatura de 2020, a norte-americana Louise Glück, poeta de 77 anos. O anúncio da escritora revestiu-se de uma certa surpresa, pois seu nome nem chegava a figurar entre as apostas, entre as quais estavam em destaque o queniano Ngugi wa Thiong’o, o israelense David Grossman, a caribenha Jamaica Kincaid, o romeno Mircea Cartarescu e a guadalupenha Maryse Condé, entre outros. Tão logo o nome de Louise foi divulgado, em outubro, a Companhia das Letras, que tem em seu catálogo a já célebre série Nobel, anunciou que vai lançar, a partir do primeiro semestre de 2021, um pacotão de livros da poeta, até o momento inédita no Brasil.

ads7 Advertising

Publicidade

Assim, a princípio, a Companhia das Letras anuncia o lançamento, a partir do início de 2021, de quatro livros de Louise Glück, que então poderá ser apreciada pelos leitores de poesia no Brasil. E cada obra ainda virá acompanhada de ensaio diferente da autora americana sobre a literatura. O primeiro a chegar às livrarias deve ser uma coletânea reunindo Faithful and virtuous night, seu livro mais recente, lançado há cinco anos, e que foi vencedor do prestigioso National Book Award, e os dois imediatamente anteriores, A Village Life e Averno.

Com isso, os leitores poderão avaliar a produção atual da mais recente ganhadora de Nobel. E no segundo semestre deve chegar a tradução de Winter recipes from the collective, que ainda nem foi publicado nos Estados Unidos. E os outros dois volumes contratados pela Companhia devem reunir cinco livros mais antigos de Louise. A tarefa da versão da autora caberá a três tradutoras tarimbadas: Bruna Beber, Heloisa Jahn e Marília Garcia.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta