Categories: Geral

Local onde estava busto de Costa e Silva é nomeado ‘Praça da Democracia’

O espaço onde ficava exposto o busto em homenagem a Arthur da Costa e Silva, retirado no dia 16 de dezembro, ganhou um novo nome em Taquari e agora passa a se chamar Praça da Democracia. O projeto de lei que nomeia o local foi votado em sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada na última segunda-feira, 5, onde foi aprovado pela maioria dos vereadores. A Praça da Democracia se localiza no entroncamento das ruas Osvaldo Aranha e José Castro, no Centro do município e faz parte do Parque Zeferino Brasil, que abriga também a Lagoa Armênia, principal ponto turístico do município. 

De acordo com o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, a ideia de nomear o espaço é uma forma de lembrar diariamente que estamos vivendo em um período muito diferente da ditadura militar, em que Costa e Silva foi um dos principais personagens. “Ao contrário de exaltar um período nebuloso do nosso país, vamos lembrar que estamos vivendo em uma democracia. O Parque Zeferino Brazil é um local que abriga os mais diversos públicos e é aberto para atividades variadas e para todo tipo de expressão artística. Nada mais justo termos um espaço ali dentro que lembre que estamos vivendo outra época”, disse.

Logo após ser retirada do monumento, a imagem de Costa e Silva foi preservada e está exposta na casa onde nasceu o militar, que atualmente abriga um museu com partes de seus antigos pertences e está aberto para visitação do público. De acordo com o relatório apresentado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) no início de dezembro, todos os presidentes atuantes no período ditatorial foram responsáveis por violações de direitos humanos. O nome de Costa e Silva aparece na lista, ao lado de outras 376 pessoas acusadas por crimes cometidos no decorrer da ditadura.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.