Política

Lula indica Flávio Dino ao STF e Paulo Gonet à PGR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encaminhou, nesta segunda-feira, 27 ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, as indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República.

Ministro da Justiça e Segurança Pública desde o começo do mandato de Lula, Flávio Dino foi governador do Maranhão por dois mandatos e senador pelo mesmo estado. Nascido em São Luís, capital maranhense, em 1968, e filho de advogados, ele se formou pela Universidade Federal do Maranhão em 1991. Hoje, é professor de direito constitucional na instituição. Ele deve assumir a vaga deixada no STF por Rosa Weber, que completou 75 anos em outubro.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro diz que irá para a posse de Javier Milei, presidente eleito da Argentina

Publicidade

Já Paulo Gonet ocupa os cargos de subprocurador-geral da República e vice-procurador-geral eleitoral. Nascido em 1961, no Rio de Janeiro, ele é membro do Ministério Público Federal desde 1987. Junto ao atual ministro do STF Gilmar Mendes e a Inocêncio Mártires Coelho, ele fundou o atual Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília, e escreveu o livro Curso de Direito Constitucional. Ele assumiria a vaga de procurador-geral da república deixada em setembro por Augusto Aras, indicado em 2019. Com o fim do mandato, em setembro, o cargo tem sido ocupado pela interina Elizeta Ramos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.