A experiência de perder um animal de estimação pode provocar dor profunda e comparável à perda de um ente querido. No entanto, esse tipo de luto permanece cercado por silêncio, constrangimento e até deslegitimação social. Para muitas pessoas, além de compartilhar o lar, os pets fazem parte da rotina, da história familiar e da saúde emocional. Quando esse vínculo é rompido, o impacto psicológico é real, mas frequentemente minimizado pela sociedade.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV/RJ) divulgou recentemente que, embora muitos vejam como “exagero”, a ciência já reconhece como um processo de luto legítimo, com impactos reais sobre a saúde mental. Alguns estudos científicos mostraram que o luto por um animal de companhia pode atingir níveis de sofrimento semelhantes aos observados após a perda de familiares humanos.
LEIA MAIS DE CADERNOS ESPECIAIS
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.