ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Mais blitze para flagrar quem está inadimplente

Com o objetivo de impulsionar a regularização dos motoristas inadimplentes, a Receita Estadual vai intensificar as blitze de trânsito a partir deste mês. A ação, que acontece em todo o Estado, também visa autuar os proprietários que estiverem circulando com os documentos vencidos. O mês de junho foi escolhido para a realização da ofensiva porque sucede o encerramento do calendário de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) e marca o início da reta final para quitar o licenciamento dos automóveis, cujo prazo termina em julho.

Em entrevista à Rádio Gazeta, a titular da 7ª Delegacia da Receita Estadual, Mônica Figueiredo, explicou que os municípios serão escolhidos de acordo com o nível de inadimplência, porte e circulação de veículos. “Nós não paramos somente os veículos daquele município, geralmente os que passam pela blitz nem estão emplacados naquela cidade. Então, independente do local, acabamos pegando veículos de diversos municípios do entorno”, contou.

ads6 Advertising

Publicidade

Em Porto Alegre, conforme divulgou a Secretaria Estadual da Fazenda, um aparelho com Sistemas de Leitura de Dispositivos (SLD) deve fazer o reconhecimento a distância das placas e acusar a situação do veículo antes mesmo dele chegar à blitz. Na região, no entanto, Mônica afirma que esse tipo de equipamento não estará disponível, sendo utilizados os mesmos dos anos anteriores. “Usaremos um equipamento com base de dados onde nós registramos a placa e em um segundo ele acusa se a situação do veículo é regular ou não. O motorista não precisa nem mostrar o documento”, detalhou.

Multa, guincho e perda do desconto

ads7 Advertising

Publicidade

Atenção para os prazos

Além do pagamento do IPVA, cujo prazo final foi 30 de abril, os motoristas precisam quitar o licenciamento dos automóveis, que varia conforme a placa do veículo. Os prazos são: 30 de abril para finais 1, 2 e 3; 31 de maio para finais 4, 5 e 6; 30 de junho para finais 7 e 8; e 31 de julho para finais 9 e 0. 

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta