ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Mais de 35 mil pessoas assistiram ao segundo Desfile Temático

ads3

ads4

O último dia da maior festa alemã do Rio Grande do Sul amanheceu ensolarado, o que atraiu milhares de pessoas para o segundo Desfile Temático da 34ª Oktoberfest e Feirasul. A Rua Marechal Floriano, tradicional palco da parada da Festa da Alegria, recebeu cerca de 35 mil pessoas neste domingo, 21 de outubro, em Santa Cruz do Sul. Ao todo, foram mais de três mil figurantes, 20 bandinhas típicas alemãs e 10 carros alegóricos que desfilaram tendo como tema Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente.

A abertura do desfile ficou a cargo da Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz. Em seguida vieram as recepcionistas da festa, animadas pela Banda Munich. A presidente da 34ª Oktoberfest e Feirasul, Andréia Mundstock, e o presidente da Assemp, Léo Henrique Schwingel, vieram juntamente com os integrantes da Coordenação Executiva da Festa da Alegria. Na Fubica do Fritz estavam o ex-presidente da Oktoberfest, Ênio Ernesto Wermuth, e a sua esposa Odeti.

ads6 Advertising
Confira registros do Desfile Temático neste domingo

Publicidade

A ala seguinte trouxe figurantes representando os primeiros imigrantes que chegaram para desbravar o município de Santa Cruz do Sul. Depois, as bicicletas articuladas Zig Zag Zug também fizeram parte da parada com suas evoluções. O primeiro carro alegórico exaltou a emancipação política de Santa Cruz do Sul, ocorrida em 1878, e a criação da primeira Câmara de Vereadores. Os turistas que assistiam ao desfile ficaram ainda mais animados quando os bonecos Fritz, Frida, Max e Milli surgiram retratando a família, uma das mais importantes tradições da cultura alemã.

Foto: Rodrigo Assmann

 

ads7 Advertising

Publicidade

A chegada do primeiro trem na Estação Férrea de Santa Cruz, em 1905, a criação de comércio, escolas, igrejas e clubes sociais foram fatos históricos destacados na parada. Depois veio o carro número seis, que apresentou a Catedral São João Batista. Já o trabalho dos primeiros colonizadores e o desenvolvimento empresarial do município foi retratado na alegoria número sete. A maior festa alemã do Estado foi enaltecida no carro número oito, enquanto que a gastronomia foi representada nas alegorias que encerraram o desfile: carros das Cucas e o Bierwagen (Carro do Chope). Neste momento, os visitantes foram brindados com a bebida e a iguaria da culinária alemã.

PARTICIPAÇÃO

ads8 Advertising

Publicidade

Foto: Rodrigo Assmann
Foto: Rodrigo Assmann

 

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta