ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Mais um maio sem Olímpiada Rural, mas sentimento continua vivo

Os primeiros dias de maio costumavam ser de grande movimentação em Arroio do Tigre com a realização da tradicional Olimpíada Rural. O orgulho, o sentimento de pertencimento, o amor e a alegria estampados nos rostos dos jovens, crianças e adultos envolvidos no maior evento do gênero no Sul do país, permanecem vivos e no aguardo ansioso pela possibilidade do reencontro.

Os jogos, que chegaram em 2019 à 37ª edição, precisaram ser cancelados em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19. Prevista agora para ocorrer no próximo ano, a 38ª edição deve marcar o retorno das atividades que reuniam famílias e a comunidade arroio-tigrense, sempre com o objetivo de manter viva a interação entre as juventudes rurais, integrando da criança ao idoso por meio do esporte amador e da recreação, contribuindo ainda para a valorização do jovem rural e reforçando a relevância do produtor do campo.

Publicidade

LEIA MAIS: Comitê organizador das olimpíadas divulga roteiro da tocha

Publicidade

Segundo Camila Rode, atual presidente da Associação da Juventude Rural de Arroio do Tigre (Ajurati), entidade à frente do evento, “a Olimpíada é um evento preparado para a comunidade rural, no entanto, ela tem grande importância e impacto para o comércio do município”. Ela lembra que a Ajurati conta com a parceria de outras entidades, como a Emater-RS/Ascar e do poder público para sua realização, além do comércio.

“Estes se envolvem e apoiam também financeiramente. Na impossibilidade de ocorrer a Olimpíada, deixamos de ter um grande movimento na cidade no início de maio”, pontuou Camila, acrescentando a atual situação econômica como motivo de preocupação para a próxima edição, em razão da arrecadação de verbas necessárias ao porte da atividade.

Publicidade

Com aproximadamente 3 mil associados, a Ajurati é uma grande incentivadora dos produtores rurais, tendo reconhecimento no cenário regional. Por toda a representatividade, a Olimpíada Rural de Arroio do Tigre foi incluída no Calendário Estadual de Eventos no último dia 13 de abril.

Publicidade

Conforme o ex-presidente da Ajurati (licenciado) e atual vereador do município, Tiago Bertollo, o reconhecimento é motivo de alegria. “Hoje a Olimpíada está sendo reconhecida entre os maiores eventos do Estado. Desta forma será vista por muitas outras pessoas e empresas, podendo expandir a captação de recursos para o evento, para a festa, mas também contribuindo para o trabalho com o jovem, de evitar o êxodo rural”, salientou, agradecendo a todos que contribuíram neste processo e parabenizando, especialmente, a atual diretoria, que se manteve trabalhando e conquistou “a maior vitória de todos os tempos”, segundo ele. A Ajurati busca movimentar de forma online as Juventudes, para que não percam a vontade e a esperança de voltar a disputar a Olimpíada, de estarem juntos novamente, quando o momento permitir.

LEIA MAIS: Lagoão completa 33 anos de emancipação

Publicidade

Reencontro adiado

Publicidade

O novo momento trouxe saudade para os participantes. A família Puntel, de Vila Progresso, sente falta do contato com as pessoas, das noites de treinos e preparação, dos jogos e das jantas que reuniam a Juventude de sua comunidade e o grande evento integrador. O casal Daniel e Venusia Puntel participam da Olimpíada desde a primeira edição. Eles são pais de Anderson e Paloma que há alguns anos também integram a Juventude União Católica, grupo pelo qual conquistaram muitas medalhas. “Somos uma família unida e participativa, e o que é mais marcante para nós é que o apoio e incentivo à participação na Olimpíada é trazido nas 3 gerações de nossa família”, pontuou Venusia.

Este tem sido um período de adaptação, eles nunca imaginaram ficar dois anos distantes dos jogos. O contato, agora restrito a conversas online, os faz recordar das edições anteriores. “A Olimpíada representa mostrar os valores dos jovens rurais no esporte, onde Arroio do Tigre se destaca, principalmente mostrando a força do interior, tanto no esporte como na organização e no destaque em liderança no município”, frisou.

Publicidade

Publicidade

Para a filha Paloma, é muito marcante participar do evento na companhia dos pais. “Eles me mostram a força de ser um produtor rural, me mostram a importância da participação em competições, a importância da união, do comprometimento, do respeito, do apoio ao próximo, tenho muito orgulho deles”, completou.

Essa união é característica marcante entre as 17 juventudes rurais que participam do evento em Arroio do Tigre. Como reforça a presidente Camila: “apesar de vivermos em uma era de muita tecnologia, ainda há coisas que a tecnologia não substitui”. Sem dúvidas a adrenalina da competição, o acendimento da pira olímpica, o baile de escolha das soberanas e o ginásio Tigrão lotado com atletas e torcidas são insubstituíveis.

LEIA MAIS: Estado festeja nesta quarta o dia dedicado à juventude rural

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta