Preocupação: açudes, sangas e arroios na zona rural estão praticamente sem água
O governo federal reconheceu a situação de emergência em sete cidades do Rio Grande do Sul por causa de estiagem. A decisão consta de portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 22. No Vale do Rio Pardo, Gramando Xavier teve a situação reconhecida. Na sexta-feira, 17, Vera Cruz havia obtido o reconhecimento da situação.
LEIA MAIS: União reconhece situação de emergência em mais 15 cidades gaúchas, entre elas, Vera Cruz
Ao todo, o ato do governo federal reconhece o estado de emergência em Derrubadas, Eugênio de Castro, Garruchos, Gramado Xavier, Rio Grande, Santo Ângelo e Tunas. A estiagem nessa região gaúcha e respostas aos desastres em cidades do litoral de São Paulo por causa de fortes chuvas serão tema de reuniões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros ao longo desta quarta-feira.
Publicidade
Os problemas de abastecimento com água potável em Gramado Xavier se agravam a cada dia com a escassez de chuva. Os açudes, sangas e arroios no interior estão praticamente secos. A Prefeitura transporta diariamente 15 mil litros de água com um tanque de 7,5 mil litros em cima de um caminhão caçamba, beneficiando 106 famílias de localidades de todas as partes da zona rural. O prejuízo na agricultura soma R$ 14,4 milhões conforme laudo técnico emitido pela Emater/RS-Ascar.
Publicidade
This website uses cookies.