ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Malha fina retém 916 declarações em Santa Cruz do Sul

Os contribuintes que declararam o Imposto de Renda dentro do prazo podem verificar se caíram na malha fina desde maio. Em Santa Cruz do Sul, até agora, 916 declarações estão retidas por apresentarem inconsistências e erros de informação. O número, conforme dados da Delegacia da Receita Federal no município, representa 3,5% de toda a documentação entregue. Já nos 60 municípios abrangidos pelo órgão, são 3.688 declarações presas nas garras do leão. 

Segundo o delegado da Receita Federal em Santa Cruz, auditor fiscal Leomar Padilha, os índices não fogem à normalidade, porém é importante que os contribuintes corrijam os problemas para evitar transtornos no futuro. “É possível acessar o sistema por meio do número do recibo da declaração e já conferir, na hora, por qual motivo a declaração está na malha.” Conforme ele, as correções podem ser feitas a qualquer momento e, para retificar, basta enviar uma nova versão com os dados corrigidos.

ads6 Advertising

Publicidade

Mais informação tem feito número cair a cada ano

De acordo com o delegado da Receita Federal em Santa Cruz, Leomar Padilha, o número de declarações que caem na malha fina vem reduzindo ao longo dos últimos anos. As justificativas para a queda, segundo a análise de Padilha, são a informação e o monitoramento. “A Receita tem reforçado muito a questão de que o contribuinte pode corrigir a declaração na hora. Além disso, todos os dados são verificados pelo sistema e garantem ainda mais eficiência no processo.” No caso das despesas médicas, por exemplo, os documentos enviados são cruzados com os do profissional que atendeu. Se houver algum desencontro, o contribuinte poderá cair na malha.


Leomar Padilha: pequenos erros podem ser sanados facilmente | Foto: Rodrigo Assmann

Publicidade

ads7 Advertising

Publicidade

ads8 Advertising

Publicidade

Vera Cruz – 72

Candelária – 86

Como verificar se você está no grupo que teve problemas

Publicidade

Para acompanhar o andamento da declaração pela internet e conferir se o documento caiu na malha fina, é preciso estar cadastrado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e ter um código de acesso. É possível obter esse número por intermédio do próprio portal e-CAC, no site da Receita Federal. Para isso, é necessário fornecer dados como CPF, data de nascimento e número dos comprovantes de entrega do Imposto de Renda dos dois últimos anos. Também é preciso criar uma senha de até 15 caracteres. 

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta