Alternativa para a diversificação nas pequenas propriedades, a pecuária leiteira ganhou atenção na Expoagro Afubra por meio da Emater/RS-Ascar, nesta sexta-feira, 25. Os produtores tiveram acesso a informações para melhorar a qualidade do leite fornecido às indústrias, o que garante mais remuneração.
O médico veterinário e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Martin Schmachtenberg foi o responsável por explicar as melhores técnicas de manejo e ações para qualificação da estrutura, como uma sala de ordenha adequada. “É importante fazer um fosso para que o ordenhador fique de pé. O ambiente deve ser ventilado, mas que tenha uma boa proteção para os meses mais frios”, destacou.
A alimentação dos bovinos leiteiros também esteve em pauta, com esclarecimentos sobre as melhores opções para silagem, forrageiras e pastagens. Outra questão abordada no espaço foi o uso de medicamentos, como os antibióticos para mastite. “O produtor deve ficar atento para não incluir o leite das vacas em tratamento com o restante, para não correr o risco de perder toda a produção do dia”, alertou Schmachtenberg.
LEIA MAIS: Feira evidencia a tecnologia a serviço do agro
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.