A manifestação organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) reuniu 18 mil pessoas em Brasília nesse sábado, 24, segundo levantamento do Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP) e da ONG More in Common. Com margem de erro de 12%, o cálculo aponta um público, no momento de pico, entre 15,8 mil e 20,1 mil participantes, segundo a análise. A contagem foi feita a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.
Nikolas promoveu uma caminhada com apoiadores que andaram de Paracatu (MG) até Brasília. O evento foi batizado de “Caminhada pela Paz” e movimento “Acorda, Brasil”, pedindo a anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso em Brasília.
LEIA TAMBÉM: Raio atinge manifestantes na Praça do Cruzeiro, em Brasília
Publicidade
A manifestação foi marcada por coros com críticas ao presidente Lula e faixas pedindo o seu impeachment. Um carro de som foi posicionado na praça para permitir a realização de discursos.
Para o cálculo do número de manifestantes, fotos foram tiradas em dois horários, às 10h45 e às 15h15, totalizando 24 imagens. Foram selecionadas sete fotos tiradas às 15h15, momento de pico da aglomeração. As imagens cobriam toda a extensão da manifestação, sem sobreposição.
No método, segundo o monitor da USP, um drone tira fotos aéreas e o software analisa as imagens para identificar e marcar automaticamente as cabeças das pessoas. Usando inteligência artificial, o sistema localiza cada indivíduo e conta quantos pontos aparecem na imagem. Esse processo garante uma contagem precisa, mesmo em áreas densas, de acordo com os analistas.
No início da tarde, um raio atingiu manifestantes que estavam reunidos na Praça do Cruzeiro, em Brasília. Alguns ficaram desacordados e 72 foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros no local. Ao todo, 32 pessoas foram levadas para dois hospitais e oito apresentavam “condições instáveis”. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, pelo menos 11 manifestantes foram encaminhados para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).
Publicidade
O lugar havia sido escolhido para o encerramento do ato pela anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Vídeos postados nas redes sociais mostram o momento da descarga elétrica. O grupo estava concentrado na praça aguardando a chegada do parlamentar. Chovia muito no momento.
Com informações de Agência Brasil e Estadão
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.