O gaúcho Márcio Campos tornou-se neste sábado, 30, o primeiro piloto a ocupar duas vezes o degrau mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro de Turismo. Vencedor da terceira etapa, disputada em abril no circuito gaúcho do Velopark, o piloto da Motortech Competições repetiu o resultado na corrida que abriu a rodada dupla no Autódromo Internacional de Curitiba. A vitória valeu-lhe a liderança da categoria de acesso à Stock Car.
Foi a segunda vitória de Campos na temporada, quarta na carreira – ele venceu as duas corridas de uma das rodadas duplas disputadas em Goiânia no ano passado. “Não poderia ter sido melhor. Vim para cá em busca da liderança do campeonato e estamos na liderança. O trabalho agora vai ser manter essa condição”, comemorou. Os irmãos Dennis e Danilo Dirani, das equipes Shell Racing e Bravar Motorsport, completaram o pódio, em segundo e terceiro.
Campos manifestou as dificuldades que enfrentou na corrida ainda nas primeiras voltas, ambos decorrentes do óleo deixado no traçado pelo carro do paulista Marco Cozzi, líder da temporada até então. “Depois do problema dele, fui o primeiro a passar pelo óleo, quase saí da pista. Consegui manter o carro, mas o companheiro de equipe dele acabou rodando. Depois, no mesmo óleo, eu não tinha referência para frear e o Dennis se aproximou rápido”, falou.
Publicidade
A Motortech Competições, com a vitória de Campos, voltou à liderança no campeonato de equipes do Brasileiro de Turismo, somando agora 91 pontos na tabela de classificação. A J. Star Racing, que conquistou o quarto e o quinto lugar com o paranaense Gustavo Myasava e o mineiro Edson Coelho, está na vice-liderança com 85. A W2 Racing, que chegou a Curitiba em primeiro lugar, mantém seus 77 pontos e passa a figurar em terceiro lugar.
O resultado da corrida deste sábado será reproduzido no grid da corrida que vai complementar a rodada dupla no domingo, 31, com inversão das seis primeiras posições. Campos, o vencedor, vai largar em sexto, enquanto Felipe Donato, gaúcho da Nascar Motorsport que terminou a primeira prova na sexta posição, ocupará a pole position, tendo a seu lado na primeira fila o mineiro Edson Coelho Júnior, da J. Star. A largada será dada às 8h40.
A corrida
Publicidade
O início da corrida foi marcado por um incidente. Danilo Dirani rodou no “S” de baixa ao fim da reta dos boxes. Seu carro foi atingido pelo de Gabriel Robe, companheiro de equipe de Campos, que abandonou a corrida. Renato Jader David, Lukas Moares e Pedro Boesel também acabaram envolvidos, mas seguiram na disputa. Na segunda volta, Campos ultrapassou Cozzi, que tomou o caminho dos boxes e abandonou a corrida com quebra do diferencial.
Felipe Guimarães, pole position da etapa, liderava a corrida com mais de três segundos de vantagem sobre o gaúcho da Motortech Competições quando saiu da pista na curva do Pinheirinho, abandonando a corrida. Campos herdou a liderança, mais de três segundos à frente de Dennis Dirani, da Shell Racing. Foi quando o adversário paulista assumiu um ritmo mais forte, reduzindo essa diferença a sete décimos de segundo na sétima volta.
Os pilotos completavam a oitava volta de corrida quando Gustavo Lima saiu da pista e ficou com seu carro preso à caixa de brita na curva da vitória. O safety car foi acionado para que a remoção fosse feita sob a devida condição de segurança. A relargada foi dada quatro voltas depois, a 15 minutos do fim da etapa. Campos cruzou a linha de relargada com menos de meio segundo de dianteira sobre Dirani. O mineiro Edson Coelho era o terceiro.
Publicidade
Por seis voltas consecutivas, Campos ampliou a vantagem sobre Dirani – de 0s682 na volta número 13, subiu a 0s722, 0s765, 1s083, 1s559 e 1s562 até a 18ª volta. Na 19ª, Dirani foi mais rápido e fez a diferença cair a 1s206. Na 20ª passagem, o gaúcho tornou a cronometrar tempos de volta melhores que os do adversário, levando sua vantagem a 1s473, 1s886 e 1s970 na abertura da penúltima volta. Sua vantagem final foi de 1s.
A Motortech Competições tem sua participação no Brasileiro de Turismo viabilizada pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, através do PróEsporte. Tecnovidro, Casavitra, Viemar, Roal, Agrale, Biri Refrigerantes e Zezé Biscoitos são empresas parceiras da iniciativa.
BRASILEIRO DE TURISMO – QUARTA ETAPA
(Resultado da corrida deste sábado depois de 24 voltas)
Publicidade
1º) Márcio Campos (RS/Motortech Competições), 37min28s085
2º) Dennis Dirani (SP/Shell Racing), a 1s837
3º) Danilo Dirani (SP/Bravar Motorsport), a 2s577
4º) Gustavo Myasava (PR/J. Star Racing), a 7s559
5º) Edson Coelho Júnior (MG/J. Star Racing), a 10s547
6º) Felipe Donato (RS/Nascar Motorsport), 11s964
7º) Mauri Zacarelli (SP/RSports), a 13s099
8º) Lukas Moraes (SP/RR Racing), a 13s268
9º) Pedro Boesel (PR/RSports), a 17s893
10º) Renato Jader David (SP/Hitech Racing), a 18s109
11º) Guto Matiazi (PR/RKL Motorsports), a 18s257
12º) Tito Morestoni (SC/Motortech Competições), a 23s384
13º) Renato Braga (GO/RKL Motorsports), a 52s703
14º) Adibe Marques (PR/Voxx Racing), a 1min12s365
15º) Flávio Matheus (RJ/C2 Team), a 1 volta
NÃO COMPLETARAM
Wilson da Costa Júnior (PR/Nascar Motorsport), a 8 voltas
Gustavo Lima (DF/C2 Team), a 18 voltas
Felipe Guimarães (DF/W2 Racing), a 22 voltas
Marco Cozzi (SP/W2 Racing), a 23 voltas
Gabriel Robe (RS/Motortech Competições), a 24 voltas
Melhor volta: Guimarães, na 2ª, 1min26s030, média de 154,620 km/h
CLASSIFICAÇÃO
Depois de quatro corridas, a classificação do Campeonato Brasileiro de Turismo é esta:
Publicidade
1º) Márcio Campos, 63 pontos;
2º) Danilo Dirani, 54;
3º) Marco Cozzi, 52;
4º) Edson Coelho, 46;
5º) Gustavo Myasava, 39;
6º) Dennis Dirani, 37;
7º) Pedro Boesel, 29;
8º) Gabriel Robe, Renato Braga e Felipe Donato, 28;
11º) Felipe Guimarães, 25;
12º) Adibe Marques, 20;
13º) Marco Túlio Souza e Mauri Zacarelli, 17;
15º) Tito Morestoni, 14;
16º) Gustavo Lima, 11;
17º) Lukas Moraes, 9;
18º) Renato Jader David e Flavio Matheus, 7;
20º) Guto Matiazzi, 6.
This website uses cookies.