Marcio Souza

Marcio Souza: “A opinião da suplente Lia Jost (PT) causou descontentamento entre parlamentares”

A sessão extraordinária realizada pela Câmara de Santa Cruz do Sul na terça-feira, 27, tinha tudo para ser tranquila; afinal, a maioria dos projetos era para contratação emergencial do Executivo, algo corriqueiro para os vereadores. A opinião da suplente Lia Jost (PT), no entanto, causou descontentamento entre parlamentares. Houve uma série de ataques, alguns momentos de sarcasmo e até ofensas, a ponto de gerar publicação, em rede social, apontando a necessidade da sororidade com Lia, que iniciou sua fala dizendo ser mulher, feminista, com ideais socialistas e republicanos.

Ela criticou a classificação “urgente” para atender a demandas que, em alguns casos, já se estendem por meses. Qualificou essa situação como falta de planejamento da Prefeitura. Além disso, apontou que muitos vereadores não leram os projetos que seriam votados. O líder do governo, Edson Azeredo, disse que a falha é da assessoria da vereadora e lamentou a ausência de Alberto Heck, titular da vaga do PT. Após falas de todos os lados, Lia acrescentou que “jamais se comportaria como se estivesse na 5ª série”. “Vem Frederico (Barros, o primeiro suplente), volta Beto (Alberto Heck). Traga críticas construtivas, mas não vem falar bobagem”, atacou Azeredo.

Processo arquivado

A presidente municipal do PDT, Asta Tornquist, comemorou o arquivamento do processo contra o partido por suposto uso de candidatura fictícia – a popular candidatura laranja. A suspeita recaiu sobre a legenda, após denúncia anônima, devido à baixa votação de uma integrante da nominata nas eleições de 2024. Levou a crer que ela teria sido incluída apenas para formar o percentual mínimo de representantes do gênero feminino. Se o partido fosse punido, perderia a vaga na Câmara de Vereadores, o que aumentaria a bancada do PSDB. Não foi desta vez. Os trabalhistas seguirão com uma cadeira no Legislativo.

Publicidade

Apoio estadual

Questionada sobre se o PDT de Santa Cruz teria candidato à Assembleia Legislativa ou à Câmara Federal, a presidente Asta Tornquist adiantou que o partido apoiará a reeleição de Eduardo Loureiro à AL. Atualmente, ele está na Secretaria Estadual de Cultura e tem tido grande envolvimento com o tradicionalismo, o que o aproximou ainda mais do secretário de Habitação, Andrei Barboza.

Saída do governo monteiro

O Republicanos de Rio Pardo teve homologado o comando da comissão provisória do partido. A vereadora Iara Soares assumiu a legenda e já publicou nota confirmando a saída da base governista. O grupo deixa o prefeito Rogério Monteiro (MDB) e deve ter posicionamento independente no Legislativo.

De olho nos loteamentos

O vereador Professor Cleber (União Brasil) sugere a criação da Frente Parlamentar para Fiscalização dos Conjuntos Habitacionais na Câmara de Santa Cruz do Sul. O foco inicial seria o Loteamento Santa Maria II, que logo terá aberto o período de inscrições e de seleção, mas a ideia é ampliar, sobretudo após denúncias como os casos de venda irregular de imóveis nos demais projetos já consolidados. Em visita ao secretário de Habitação, Andrei Barboza, o vereador frisou que a preocupação é com a transparência no processo de seleção e com a permanência das famílias nos lotes.

Publicidade

Prefeito presente

Durante janeiro, o prefeito em exercício, Alex Knak (MDB), fez questão de deixar a sua marca. Acompanhou eventos, fez lançamentos, debateu assuntos que movimentam o cotidiano da comunidade. Na quinta-feira à noite, teve sua participação destacada na apresentação do campeonato da Liga de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). Segundo o presidente da entidade, Décio Hochscheidt, que também preside o União Brasil, é a primeira vez que um prefeito acompanha esse evento.

LEIA MAIS COLUNAS DE MÁRCIO SOUZA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.