O programa Estúdio Interativo, das 9 horas às 11 horas, na Rádio Gazeta FM 107,9, iniciou na semana passada uma série de entrevistas com pré-candidatos ao Palácio Piratini nas eleições de 2026. A primeira a falar, na quarta-feira, 8, foi a pedetista Juliana Brizola. Ela reforçou o legado deixado por seu avô e disse não se incomodar com o fato de que muito se fala sobre o ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.
Enfatizou que o partido trabalha para a formatação de alianças, tendo se reunido com as grandes legendas gaúchas, mas mantém a restrição: não fará coligação com quem não tenha a democracia como norte fundamental. Nesse limitador, há a dor da lembrança da situação que o avô viveu, tendo sido exilado por 15 anos, além da perda de muitos companheiros, que foram torturados ou desapareceram durante o regime militar.
LEIA TAMBÉM: Sindicato defende abertura de concurso na Prefeitura de Santa Cruz
Publicidade
Nessa sexta-feira, 10, o convidado foi o policial rodoviário federal Evandro Augusto (Missão). Ele ganhou notoriedade a partir da publicação de vídeos polêmicos com críticas ácidas e apontamentos sobre políticos tradicionais. Disse já ter sido ameaçado por seu posicionamento, mas isso não o assusta. Antecipou que o novo partido prepara livro com suas diretrizes e plano de governo com base nos conceitos defendidos historicamente pelo Movimento Brasil Livre (MBL). E reforçou serem (os integrantes do Missão) a melhor opção. Também fez duras críticas ao atual governo e ao bolsonarismo.
O radialista Rosemar Santos teceu fortes críticas, no programa Sala do Cafezinho, da Rádio Gazeta FM 107,9, contra a apresentação e a aprovação de projetos inconstitucionais na Câmara de Vereadores. Ampliou, ainda mais, o fato de que foi defendida essa iniciativa como forma de dar relevância ao debate sobre o assunto tratado.
Rosemar orientou que seja feita para isso indicação ao Executivo, que é o responsável. Acrescentou que apresentar e votar favoravelmente a projetos que não atendam ao regramento constitucional e às legislações estadual, municipal e da Câmara é quebrar o juramento feito no dia da posse. A assessoria do vereador Eduardo Wartchow (Novo) publicou o comentário do radialista, com a afirmação de que o legislador costuma votar de forma contrária, nessas condições. O prefeito Sérgio Moraes (PL), dentro do que lhe determina a lei, tem vetado os conteúdos com vício de origem.
Publicidade
Depois de discussão em rede social, seguiu na tribuna o debate entre o vereador Eduardo Wartchow (Novo) e a presidente da Câmara, Nicole Weber Covatti (PP). O tema é o recurso que o Legislativo deixou de solicitar no orçamento municipal, e que foi apresentado pela vereadora como forma de auxiliar a Prefeitura diante das dificuldades financeiras. Ambos destacaram não ter cunho pessoal a “briga”, mas o fato é que as ofensas deixaram o clima tenso. Eles intercalaram falas dentro do que prevê o regimento interno do Legislativo.
O suplente de vereador Henrique Hermany tem aproveitado as oportunidades de fala, na mídia, para desabafar. Diz que ficou por bom tempo sendo atacado por adversários. Agora, voltou a ganhar notoriedade com a saída da família Hermany do Partido Progressistas (PP), após o anúncio de filiação da presidente da Câmara, Nicole Weber Covatti (PP). Atacou a forma como esse ingresso aconteceu e adiantou a possibilidade de o partido perder grande número de filiados, que não concordariam com a chegada da vereadora. Ela garante que deve levar um grande número de novos integrantes para as fileiras do PP.
A Oktoberfest Santa Cruz do Sul é um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul, o município é uma das principais economias, são 138 mil habitantes, com liderança em uma grande região. Mesmo assim, governador e vice-governador não vieram na abertura. Foram bem representados pelo secretário de Agricultura, Edivilson Brum, mas, ainda assim, seria de bom-tom a presença de um deles.
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.