Marcio Souza

Marcio Souza: “Mourão deu respostas francas e sem se esquivar”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos) esteve no Vale do Rio Pardo nessa semana. Na passagem por Santa Cruz do Sul, concedeu entrevista exclusiva para a Rádio Gazeta FM 107,9. Foi um bate-papo informal com alguns questionamentos mais quentes, no ponto de vista político, e que ele não se esquivou de responder. Exemplos foram as perguntas sobre as eleições de 2026 e a investigação sobre tentativa de golpe em 2022. Mourão disse que, diante das condições que se apresentam, o ideal é que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “coloque a mão no ombro de alguém e o indique para representar a direita na disputa”. Esse nome seria o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os bolsonaristas não gostaram muito da ideia e fizeram críticas fortes ao ex-vice-presidente.

No Rio Grande do Sul, há uma incógnita sobre o futuro do partido, pois integra o governo Eduardo Leite (PSD), mas com sinaliza apoio ao deputado federal Luciano Zucco (PL). Mourão, indiferentemente da posição da legenda, irá com Zucco por proximidade e ideal.

LEIA MAIS: Mourão critica aumento de deputados e prevê crise fiscal

Publicidade

Partido partido

O presidente estadual do Progressistas, Covatti Filho, deve anunciar segunda-feira a sua pré-candidatura ao governo do Estado em 2026. Será uma forma de uniformizar o discurso e reaproximar as diferentes correntes dentro da legenda. Uma delas é liderada pelo secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, que se apresenta para integrar chapa com o atual vice-governador, Gabriel Souza. Outra é da mãe de Covatti, a deputada Silvana Covatti – ela já havia anunciado apoio incondicional a Souza. Há quem defenda candidatura própria e ainda quem entenda ser melhor o apoio a Luciano Zucco (PL). O PP ganhou reforços importantes nos últimos dias com a filiação de pai e filho – Onyx e Rodrigo Lorenzoni –, e ainda receberá a deputada federal Any Ortiz. Também está em federação com o União Brasil. A presidente da Câmara de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber Covatti (Podemos), deve ingressar no partido para a disputa à Assembleia Legislativa no próximo ano.

LEIA MAIS: Covatti Filho deve anunciar pré-candidatura ao governo do Estado

Certeza de Zucco

O deputado federal Luciano Zucco (PL) é o incentivador e divulgador do projeto educacional SeMentes, do grupo Mentes Brilhantes. Ele participou da Conferência Mentes Brilhantes na terça-feira, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Falou depois do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, e elogiou muito o seu conhecimento. Em seguida, fez a pergunta: “Vocês querem que a gente convide o Paulo Guedes para ser nosso secretário da Fazenda?”. Zucco evidencia confiança no resultado da eleição que virá. Ele já se lançou pré-candidato ao Palácio Piratini pelo PL. Por enquanto, terá como adversários mais expressivos o vice-governador, Gabriel Souza; o deputado federal Covatti Filho (PP); a neta de Leonel Brizola, Juliana Brizola (PDT); e Edegar Pretto (PT).

Publicidade

Participação milionária

Estar na era digital é ter a possibilidade de mensurar e quantificar praticamente tudo. A repercussão dos assuntos tratados é um exemplo. A partir desses levantamentos, políticos podem desenhar ou enfatizar a sua forma de atuação. Um caso recente surpreendeu na Gazeta Grupo de Comunicações. A entrevista do vereador Raul Fritsch (Republicanos) ao programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta FM 107,9, aproxima-se de 1,4 milhão de visualizações, em recorte publicado no Instagram. O volume não surpreenderia se fosse algum acontecimento espetacular, mas por se tratar de um posicionamento político, chama a atenção. Fica como ótima dica para quem quiser repercussão de seus produtos ou serviços.

LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.