Marcio Souza

Márcio Souza: PT faz reunião da regional Vale do Rio Pardo

O Partido dos Trabalhadores (PT) tem reunião da regional Vale do Rio Pardo neste domingo, 23. Será no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, a partir das 13h30. Está confirmada a presença do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pré-candidato ao governo do Estado, Edegar Pretto. Ele tem participado desses encontros regionais como forma de fortalecer o nome e ganhar unidade na busca pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado estadual Valdeci Oliveira também é presença confirmada. O federal Paulo Pimenta será representado pelo santa-cruzense Frederico de Barros Silva.

Garantindo boas relações

Na quinta-feira, o deputado Adão Pretto (PT) foi entrevistado na Rádio Gazeta FM 107,9 para falar sobre a experiência de ter participado das atividades da COP30, em Belém do Pará. Evidentemente ressaltou a questão ambiental, que foi o mote do evento, mas fez questão, ao final da conversa, de mandar abraços para os líderes locais do PT, como o presidente da legenda e vereador Alberto Heck.

Marcio Souza: “Em Santa Cruz, União deve reforçar a base da campanha de Nicole Weber Covatti”

Publicidade

Cobrança em relação à COP

A presença dos parlamentares brasileiros e representantes do poder público em Genebra, na Suíça, onde ocorre a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-11), foi muito criticada nas redes sociais. Esse posicionamento dos internautas deve-se à informação prévia de que teriam acesso barrado no centro de eventos onde houve importantes debates, como a retirada do filtro dos cigarros tradicionais e os pedidos de regulamentação dos dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs). O entendimento de quem esteve por lá é que, mesmo sem ter chance de acompanhar as discussões, é fundamental evidenciar o posicionamento do setor produtivo e o fato de que os produtores têm representatividade. Assim, é importante mostrar a relevância econômica e social que movimenta as quase 140 mil famílias produtoras na região sul-brasileira.

Veto para nome de rua

À primeira vista, causou estranheza o veto do prefeito Sérgio Moraes (PL) ao projeto do vereador Professor Cleber (União Brasil) que dá nome à Estrada do Mato, no Bairro Belvedere. Foi aprovado o texto do parlamentar em homenagem a Antelmo Gomes de Oliveira. Na justificativa do veto, a Prefeitura explica que não há legalidade para sancionar, pois ela não faz parte do sistema de viação municipal – ou seja, é irregular. Não há, portanto, como dar nome. Recentemente, os vetos do prefeito motivaram debates no Legislativo. Somente neste ano, foram 26. A explicação mais recorrente é de que são textos inconstitucionais, que não deveriam ter sido apresentados pelos vereadores, por não serem parte das suas funções. Na Câmara há entendimento, entre os vereadores, de que a aprovação do projeto, mesmo com a ciência de que deveria ter sido apresentado pelo Executivo, faz com que a Prefeitura reencaminhe de forma equivalente ou o mais próximo possível. Atualmente, além do veto do nome da rua, dois estão em análise pelos vereadores. Um é de autoria do líder do governo, Edson Azeredo (PL), que cria o Fundo Municipal de Esportes; e o outro é da suplente Guiomar Isabel Rossini Machado, que concede adicional de insalubridade para atendentes de Emeis e serventes.

Tribuna: PP deve continuar como oposição ao governo na Câmara

Publicidade

Busca por mulheres

A corrida dos partidos para atrair nomes de mulheres de peso político está evidente na propaganda que é apresentada pelos veículos de comunicação. MDB, PSD, PT, PL e Rede, entre outros, fizeram campanhas para mostrar que as legendas estão com as suas portas abertas. O assunto é fundamental para a formação do quociente eleitoral e o atendimento à legislação, que determina percentual mínimo de candidaturas de gênero – em geral, atribuído às mulheres, pois representam a minoria entre as interessadas em disputar eleições.

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.