ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Maria da Conceição

Artista, de fios e linhas, Maria desenvolve suas peças em Ouro Preto, capital mineira antes de Belo Horizonte e depois de Mariana. Perguntada sobre a tragédia de Mariana, ela assegura que “a palavra é tristeza. Não tem outra coisa para se dizer. Viramos um queijo suíço. Nossa região toda é de mineração. Por aqui tudo está furado”. Após estender seus olhos pela feira de artefatos de “pedra-sabão”, segue: “Eu mesma tenho uma colega que perdeu o genro. Ele estava num trator e usava tapa-ouvidos. Achamos que não escutou nada e ficou lá mesmo”.

Pergunta semelhante fora dirigida, no início da tarde, para um formando em engenharia metalúrgica. Adelar, o nome do jovem, entende que “mesmo com os cuidados técnicos e as medidas de segurança adequadas, não tem como garantir que Mariana e Brumadinho não venham se repetir”. Paulo, professor na mesma Escola de Minas, acrescentou que “tudo foi uma convulsão. Mas aí vêm outros acontecimentos, a luta diária pela vida, e as pessoas, mesmo sem esquecer, preferem não falar muito das tragédias”. Na mesma linha, Heloísa, balconista de uma loja de cristais de rocha, opina que “um desastre tapa outro”. Por sua vez, o catador Zé Geraldo considera que “fazem de conta que vão indenizar… só conversa e migalha… dizem que não vai mais acontecer. Aqui todo mundo sabe que o chão é de moledo. É só descuidar e vem tudo abaixo”.

ads6 Advertising

Publicidade

Adiante, pela ladeira entardecida, segue Maria da Conceição. Como cada de um nós, carrega suas evidências e fragmentos, esperanças e esquecimentos.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta