Nas últimas semanas, temporais com a presença de ventos, chuva forte e até granizo têm sido recorrentes no Vale do Rio Pardo. Na madrugada desta sexta-feira, 11, um novo episódio causou danos a lavouras e residências. Em Santa Cruz o Sul, a tempestade iniciou pouco antes das 2 horas e durou cerca de 20 minutos. Nesse período, o acumulado foi de 10 milímetros.
Na região, aproximadamente 400 lavouras de fumo registraram prejuízos causados por granizo. No entanto, conforme informações da Associação dos Fumicultores do Brasil, Afubra, a previsão é de que até a próxima semana esse número aumente consideravelmente. Ainda não tem uma estimativa do valor dos prejuízos, já que o levantamento começou a ser realizado na tarde dessa sexta-feira.
O gerente técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari, revela que apesar de ser um número um pouco alto de lavouras atingidas, os prejuízos não devem ser muito grandes. Segundo ele, os principais danos devem ser por quebras de folhas, já que o vento deu força ao granizo durante a queda. “Vai ter prejuízos, mas não vai ser tanto como da última vez”, apostou.
Publicidade
This website uses cookies.