ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

MEC garante isenção da taxa de inscrição a quem tiver direito mas perder prazo

ads3

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

ads4

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garante que nenhum participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tentou a isenção da prova e não conseguiu, mas que cumpre os requisitos da isenção, será prejudicado na prova deste ano. No período de inscrições para o exame o próprio órgão irá, de ofício, garantir a gratuidade. A informação foi dada pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista exclusiva à TV Brasil.

“Nós do Inep vamos garantir essa isenção na inscrição, o aluno não vai precisar pedir. Não terá que fazer nada, nós do Inep vamos garantir que ele tenha esse direito”, destacou. O período de inscrição termina às 23h59 desta sexta-feira, 17. Segundo o presidente do Inep, foram garantidos mais de 3 milhões de gratuidades para a prova de 2020 e o resultado dos beneficiados sai no dia 24.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Alunos estão preocupados com as consequências da paralisação

Inovações no Enem 2020

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Inep publica cronograma do Enem com edições impressa e digital

“É muito importante que o aluno saiba que vai ter o Enem. Então o aluno que conta com o Enem como uma forma de acesso à faculdade, aquele aluno mais carente que usa as notas do Enem para ter acesso a bolsas, Fies, Prouni ou para entrar em universidade pública por sistema de cotas, que usam o Enem como instrumento de acesso, esse instrumento vai estar disponibilizado. Vai ter o Enem. É muito importante garantir essa política pública”, disse o presidente.

ads8 Advertising

Publicidade

Outra novidade do Enem 2020 é a possibilidade do participante com deficiência visual poder utilizar o software que faz a leitura da prova e a presença da fotografia do candidato impressa no caderno de respostas e na tela do computador (no caso do exame digital).

LEIA TAMBÉM: Escolas estaduais iniciam novo período de programação de aulas à distância

Inscrições

Publicidade

A inscrição para a prova será de 11 a 22 de maio e, por enquanto, não há alteração. “Se houver necessidade vai ter alteração nas datas das provas, como já disse o ministro (da Educação, Abraham Weintraub) mas por enquanto as datas estão mantidas”, afirmou Lopes.

“Vai ter o Enem, então se prepara. Vai estudando, procure aproveitar esse período de quarentena para reforçar os estudos se preparando que vai ter o Enem. É importante não se desmobilizar, não se sentir desmotivado em casa porque está em quarentena”, aconselhou o presidente do Inep.

LEIA TAMBÉM: Escolinhas de Santa Cruz buscam novas formas de interação

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta